Aula dinâmica e diferente – surpreenda seus alunos

Você não se sente cansado de ensinar a mesma coisa dezenas de vezes? Quantas vezes nos últimos tempos você se surpreendeu dando maquinalmente uma aula que já deu dezenas de vezes? Se até para você a aula está chata, imagine então para seus alunos…

Nessa observação não vai nenhuma crítica, apenas uma experiência pela qual já passei e imagino que alguns colegas tenham passado ou estejam passando também. Os modelos antigos acabam cansando e respostas que tínhamos há 5 anos já não nos servem mais.

A sugestão de hoje é inovar, incrementar, trazer novidades para sua aula. Preparar uma aula diferente e que surpreenda seus alunos, que faça com que eles fiquem atentos porque nem imaginam o que virá a seguir.

De vez em quando a gente tem alguma idéia genial como que por inspiração divina e foi o que me ocorreu no segundo semestre do ano passado. Eu tinha uma turma de inglês que ia fazer prova em poucas semanas e que tinha um vocabulário imenso e difícil para trabalhar. Além disso tinha também uma gramática pra lá de complicada.

A gramática eu optei por trabalhar da forma convencional, com exercícios para fazer em grupos de 3 ou 4 alunos. Mas aproveitando que uma das palavras novas que eu teria que trabalhar era “game show” botei mãos à obra e criei um. Caso queira ver como foi, dê uma olhada no blog Coelho da Cartola – Game Show onde posto os jogos, brincadeiras e dinâmicas que costumo aplicar.

Para a próxima classe que eu tiver do mesmo livro vou incrementar ainda mais (com o auxílio da minha diretora, que enquanto eu viajo na maionese ela já levanta voo, nem sei qual de nós “viaja” mais): irei vestida a caráter, mas vou até providenciar um blazer bem coloridão e uma cartola tipo daquela do Visconde de Sabugosa. Ela já prometeu que vai ceder o auditório e vai comprar campainhas para que os alunos toquem antes de responder. Também vamos servir refrigerante e pipoca e providenciar uma platéia.

Estou segura que depois dessa aula de revisão eles:

1) Não vão se esquecer das palavras novas e nem da “festa”.

2) Se tinham dúvidas, terão certeza de que a “teacher” deles é completamente maluca.

Mas tenho um segredo para dividir com vocês, mas aqui em “off” e sem que ninguém nos ouça: aluno ADORA professor maluco, quanto mais doido melhor, principalmente os adolescentes. Quanto mais “mico” você pagar, mais eles vão adorar.

Leia também: Uma aula mais dinâmica e interessante

About these ads

2 Respostas

  1. [...] também: Aula dinâmica e diferente – surpreenda seus alunos Tags: aula, Classe, educação, ensino, [...]

  2. muito legal

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: