About

Comecei esse blog para debater sobre problemas em sala de aula, depois fui incorporando outros temas dentro do mesmo assunto. Hoje tem um pouco de tudo, mas sempre ligado à educação. É um blog de professor para professor, sobre métodos de ensino, abordagem, pedagogia, em suma: tem um pouco de tudo. Não tem bem aquela ordem certa, vou escrevendo à medida em que as situações acontecem ou as idéias vão surgindo.

Algumas postagens nascem da necessidade dos leitores, outras de problemas que enfrento dentro da escola, outras ainda são sugeridas por outros blogs que leio, aos quais gostaria de acrescentar alguma coisa, ou um ponto de vista diferente.

Para conhecer um pouco mais a respeito do que escrevo, talvez queira ler algumas postagens:

Métodos de Ensino

12 Respostas

  1. na maioria das vezes o professor tem uma birra muito grande com o trabalho do supervisor/orientador. como se controlar para não bater de frente tantas vezes e ser vista na escola como a professora que reclama de tudo.

    Zailda responde:
    Como professora nunca cheguei a ter birra de ninguém mas sempre me irritavam supervisores ou orientadores que podavam qualquer iniciativa criativa ou resolução de problemas, aqueles que queriam que tudo ficasse sempre do mesmo jeito – mesmo que não funcionasse – apenas porque assim se sentiam mais seguros.
    Já estou acostumada a ser taxada de “encrenqueira”, “criadora de caso” e “inventora de modas” mas não ligo porque acho que quando acreditamos no que faz devemos lutar por nossas idéias e não permitir que pessoas de mente pequena os menosprezem, mesmo que ocupem um cargo superior.
    Beijão e obrigada pela visita e comentário.

  2. Ola…navegando encontreiseu blog e gostei muito.

    Comeceia me preparar para concurso e me deparei com dificuldades enormes em portugues e interpretaçao de texto.

    Ficaria muito feliz se me mandasse algumas dicas…

    Parabens pelas postagem.

    1. Olá
      Encontrará muitas dicas no blog Aprenda Fácil:
      http://aprendafacil.wordpress.com
      Um abraço
      Zailda Coirano

  3. Esse blog é mais direcionado para professores e profissionais da área, mas acredito que você achará o que procura no blog Aprenda Fácil

    Obrigada pelo comentário e apareça sempre!

  4. Bom dia,Zailda!
    Hoje,a REDE ESTADUAL inicia as atividades escolares,como é normal,tenho minhas ansiedades como professor.Pensei,como devo iniciar nesse 1º dia,devo dar conteúdo ou procurar desenvolver uma ´dinâmica com meus alunos.Ao visitar esse blog,decidi que o melhor é prender atenção de minha clientela.Gostaria de elogiá-la pela a iniciativa dos conteúdos colocados a disposição dos visitantes.
    Um abraço!
    Itamar de Almeida,prof na Rede Estadual,na capital da paraíba.

    1. Olá Itamar! Fico contente por ajudado, o blog está à disposição dos colegas e caso tenha algum assunto que queira ver tratado aqui é só comunicar-se por email ou comentário que eu atenderei na medida do possível. De qualquer forma, como também sou professora, vou tentar estar sempre de acordo com o momento que estamos vivenciando: dinâmicas no início, sugestões de apresentação de conteúdo durante o mês e sugestões sobre avaliações no final do bimestre.
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Um abraço.

    2. Olá Itamar! Fico contente por ter ajudado, esse espaço é dedicado aos colegas. Caso tenha alguma sugestão de algo que queira ver publicado aqui é só entrar em contato por email ou comentário no blog que atenderei, na medida do possível.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Um abraço.

  5. Maria Perpétua de4 Paula Costa Santos | Responder

    ZAILDA,

    Gostaria de uma grande ajuda, acabei de formar e ja estou trabalhando em uma grande escola pública.

    Eu sou a única orientadora da escola, portanto, falta professores todos os dias, como os alunos não podem ficar sozinho eu vou substitur esse professor.

    Sempre que posso gosto de fazer o meu trabalho de orientação, mas estou encontrando muita dificuldades, porque são alunos de várias idades , tem aqueles que quer trabalhar como tem aqueles que não quer fazer nada, e também não valorizam o trabalho proposto por mim, sempre estão reclamando, quando só querem ir para a quadra para bricarem, quando só querem assistir filme, filme esse se não for de acordo com eles, simplismente ficam ali na por ficar e atrapalham quem quer assistir o filme.

    Tem sala que tenho até medo de colocá-los em qrupos, medo de um agredir o outro, estou precisando de atividades que posso socializá-los, mostrar para eles o valor do companheirismo, amizade ´, respeito, que eles estão alí com um único objetivo, que é adquirir uma aprendizagem de qualidade para ser alquem na vida.

    Se possível, favor me enviar atividades que os mantenham em seus lugares cada um fazendo o seu, diante disso posso mostrá-los muita coisa, que durante o tempo que estão fazendo a atividade,estão calados e cada um em seu lugar, sendo assim na medida do possível trabalharei com eles a importãncia dele na escola e a escola na vida deles, porque guando dou uma atividade que envolvam mais de um , fazem muita bagunça,e acabo não tendo o resultado esperado, às vezes saio frustrada.

    BEIJOS ESPERO ALGUMA RESPOSTA

  6. parabens pela coragem de ausar e tansmitir tanto conhecimento com enorme capacidade!em você está a certeza de que o sucesso é fruto do esforço e da busca constante do ideal. nos educadoras somos o que podemos ser, e nossos educando é o futuro.
    um especial agrdecimento de sua amiga Noab.bjus adorei te conhecer

    1. Olá
      Também é um prazer te conhecer, apareça sempre!
      Zailda Coirano

  7. sou professora Educação religiosa e história e estou com dificuldade de chamar a atenção dos meus alunos,já tentei com dinâmicas ,jogos,não sei o que faço.Trabalho com o projeto são pessoas desinteressadas demais.Me de uma dica pra esse problema.

    1. Olá Lorrana!
      Realmente um caso complicado, visite o blog Coelho da Cartola, há diversas dinâmicas, jogos e brincadeiras, quem sabe você não acha alguma que irá motivar seus alunos?
      Um abraço
      Zailda Coirano

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: