Dinâmicas úteis para o primeiro dia de aula

No primeiro dia de aula você pode optar por uma dinâmica útil, que além de divertir os alunos e fazê-los movimentarem-se um pouco também lhes transmita um ‘conceito moral’.

No caso a dinâmica que vou sugerir faz com que reflitam sobre a importância da participação de todos nos trabalhos em grupo, que muitas vezes ficam comprometidos porque não representam o trabalho de todos, e sim de um ou dois elementos que acabam carregando o trabalho todo nas costas enquanto os outros se distraem pensando em outra coisa, rabiscando o caderno ou conversando sobre assuntos paralelos.

A brincadeira é feita com bexigas e sua execução você encontrará no blog Coelho da Cartola. Veja no blog a Brincadeira das bexigas.

Leia também:

Jogos e dinâmicas em sala

Dinâmicas – objetivos

About these ads

7 respostas

  1. OS CONSELHOS DE BILL GATES
    (Texto para uma discusão amistosa no ensino médio)

    Bill Gates Um homem que despensa apresentações, foi convidado para uma confêrencia em uma escola secundária. Muito conciso, todos esperavam um discurso de uma hora ou mais, ele falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.
    Em seu discurso, falou sobre como a \”política educacional de vida fácil para as crianças\” tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as Pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Acabou por dar alguns conselhos…

    1)A vida não é fácil, acostume-se com isso.

    2)O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

    3)Você não vai ganhar $ 30.000 por mês assim que sair da universidade. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar e manter o seu próprio carro e telefone.

    4)Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

    5)Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está aquém da sua posição social. Seus avós têm um nome diferente para isso: eles chamam isso de oportunidade.

    6)Se você fracassar, a culpa não é dos seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles e faça certo da próxima vez.

    7)Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos\”.

    8)Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

    9)Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.
    Isto não se parece em absolutamente NADA com o que acontece na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Portanto, faça certo da primeira vez.

    10)A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outras pessoas o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

    11)Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que Abrir mão do barzinho e da boate e ir trabalhar!

    12)Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam serem uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

    Beijos No Coração!!! Texto – Bill Gates (Adaptado de um discurso)

  2. Olhe o que falo pra vcs.

    1. Maria das graças dos santos

      Já tinha lido antes e fiquei maravilhada,é tudo que alguns gestores da educação deveriam ler antes de abraçar projetos e sair por ai querendo obrigar professores a segui-los como vaca de presépio.Tem uns que incorporam um tipo de espírito de porco e quase levam à loucura os professores que na suas cabeças de “intelectuais da educação” são chamados meus professores.Estou cansada de ter dono.Se Deus me abençoar é só mais este ano.

  3. ADOREI……….NUNCA TIDO LIDO ESSE DISCURSO ANTES.

  4. DINAMICAS PARA 3°SÉRIE NO 1°DIA DE AULA

  5. Bem, buscando dinâmicas para Primeiro dia de aula deparei-me novamente com esse texto, antes o li no Jornal Mundo Jovem e iniciei o Ano Letivo no Ensino Médio com ele, mto bom… à turma realmente vibra e enche-se de ânimo novo! Bom reencontrá-loo!

  6. Eu sou discriminada em minha escola pq penso dessa maneira.
    Parabéns ao Bill Gates por esse discurso, certamente vou continuar lutando no que acredito a despeito das pressões em deixar o aluno ser o dono do mundo, um mundo de mentira, de faz de contas, onde tudo ele pode, e….na vida, é claro que não é assim, pois antes de ser professora fui assistente de Diretoria e Presidência e trabalhei com pessoas poderosas no mundo business e posso-lhes garantir que cada palavra do Bill procede.
    abraços á todos.
    Nossa luta é árdua!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 135 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: