Primeira aula – apresentação diferente com DVD

Na primeira aula é costume o professor apresentar-se, dizer o que já fez, onde se diplomou, como será o curso, etc, etc… E que tal fazer isso de forma diferente, apresentando um DVD previamente gravado para seus alunos? Você não precisará se preocupar em levar um ‘script’ porque poderá se guiar pela apresentação em DVD e poderá ir parando e acrescentando alguma coisa. Eu já fiz isso no semestre passado e deu muito certo, e não é difícil como parece. A maioria das escolas tem uma sala com DVD e se você solicitar a seu diretor para usar nesse dia e explicar o que vai fazer ele com certeza não irá negar.

Crie um arquivo de powerpoint

Usando o powerpoint (eu adoro esse programa, é super-útil na escola) crie sua apresentação, dividindo em 3 partes.

Primeira parte, que pode ser composta de 2 ou 3 quadros você coloca quem é, onde trabalhou, que cursos já deu. Pode colocar fotos suas ou de sua família, adicionar seu telefone para contato (caso vá informá-lo aos alunos). Pode colocar seu email, orkut, msn também como contato. Aqui fica a seu critério, faça da forma que achar melhor, com um texto fácil de ler e pode adicionar fotos como quiser.

Segunda parte, você fala sobre o curso, o que vai ensinar esse ano em sua matéria, dando uma visão geral. Os alunos gostam de saber de antemão sobre o que vão estudar. Coloque de forma bem bacana, como se fosse uma panorâmica de tudo o que vão estudar, vale colocar fotos também, para ficar mais bonito e explicativo. Pode usar mapas e gráficos também

Terceira parte, você coloca o que esperar de você e o que espera deles. Coloque sobre tarefas, trabalhos de grupo, avaliação nas provas, etc. Tente colocar uma síntese sobre tudo o que poderiam perguntar.

Gravando seu DVD

Não se preocupe em personalizar a exibição, porque isso será eliminado quando gravar o DVD. Na hora de salvar, salve em formato JPEG. O seu pc vai criar uma pasta com o nome de sua exibição com fotos numeradas, cada uma correspondendo a um quadro de sua apresentação. Se for gravar seu DVD com o Nero, é importante renomear todas, porque elas saem numeradas e na hora de gravar o nero vai embaralhá-las. Tome o primeiro quadro e renomeie como A, o segundo como B e assim por diante.

Terminado isso é só gravar essa pasta em um DVD. Você poderá passar para seus alunos, e à medida que vai passando os quadros aperte ‘pausa’ e explique sobre aquele quadro, vá seguindo assim até terminar a exibição. É interessante que você pratique um pouco antes do ‘dia fatídico’ para se familiarizar com o aparelho e com a exibição. Prepare o que vai falar de antemão, acompanhando o DVD, faça uma previsão do tempo necessário para a apresentação e peça aos alunos para que só façam perguntas quando você terminar.

Leia também: Sua apresentação no primeiro dia de aula

Uma resposta

  1. BENEDITA ABREU LEÃO

    Fiquei muito motivada paraeformular a minha metodologia de aoresntação da primeira aula. Como doscente tenho muita preocupação do como fazer para gerar um momento agradavel e facilitador para proseguir com a programação.
    A criação de um DVD, seria realmente uma excelente contribuição inovadora acredito.

%d blogueiros gostam disto: