Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)

É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.

Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

  • verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
  • azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
  • vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.

Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.

Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.

Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.

Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.

Procurando mais dinâmicas? Clique aqui.

(zailda coirano)

About these ads

20 Respostas

  1. muito bom, gostei.

    Zailda responde:
    Agora estou postando jogos e dinâmicas em outro site, se tiver interesse em conhecer visite:

    Coelho da Cartola

    Obrigada pelo comentário e volte sempre!

    1. Olá, esse ano terei um novo desafio, trabalhar com uma sala de EJA (Educ. Jovens e Adultos), estou precisando de uma ajudinha , com dinâmicas e atividades, referentes a essa turma, me ajude por favor … beijokas.

      1. Olá Maria Aparecida:

        Você vai encontrar atividades e dinâmicas no blog Coelho da Cartola. http://coelhodacartola.blogspot.com

        Um abraço

        Zailda Coirano

      2. olá, você vai adorar trabalhar com a EJA.
        quanto a dinamica,faça a do espelho,enfeite uma caixa com papel de presente coloque um espelho dentro dela,diz a eles que mdentro daquela caixa está seu tesouro, coisa que você gosta muito e etc.chame um d cada vez para ver seu tesouro, eles abrirão a caixa e então depararão com suas imagens, então saberão que sua riqueza são ELES!!!

  2. Adorei a dinâmica. irei utilizá-la.

    1. Se precisar de mais dinâmicas, vai encontrar no blog Coelho da Cartola, que tem muitas sugestões de dinâmicas e jogos para fixar a matéria ensinada.

  3. [...] também: Dinâmica para primeiro dia de aula (com balas ou jujubas) Tags: brincadeiras, dinamica de grupo, dinâmicas, [...]

  4. [...] também: Dinâmica para o primeiro dia de aula (com balas ou jujubas) Tags: Dinâmica, dinâmicas, educação, ensino, Escola, Primeira Aula, primeiro dia de [...]

  5. [...] também: Dinâmica para primeiro dia de aula (com balas ou jujubas) Tags: dinamica de grupo, Dinâmica, dinâmicas, educação, ensino, Escola, primeira [...]

  6. achei muito interesante, só pelo fato de eu ser uma aluna

    1. Olá Paloma! Se você achou interessante, divulgue para seus professores, quem sabe eles não aderem à ideia e aí darão uma aula assim para você, que acha?

  7. achei muito interesante, só pelo fato de eu ser uma aluna e me interesar pelo o q os professores se interesam!

  8. obrigada! suas sugestões me ajudaram muito é muito bom você compartilhar com as pessoas os seus conhecimentos. Parabéns

    1. Olá
      O conhecimento só tem valor se for compartilhado, não acha? E é assim que a gente adquire mais conhecimento: trocando com outras pessoas.
      Um abraço

  9. Muuuuito 10. Adorei!!!

  10. gostei muito da dinâmica, interessante para quebrar o gelo tabém

  11. Gostei diiiiimaaaais

  12. Que ter pessoas que colaborM COM AS OUTROS PESSOAS , repassando suas experiencias para ajuda-los a desempenha melhor seu trabalho.

  13. gostei, mas tem sites melhores.

  14. OTIMAA DINAMICA; MINHA MÃE AMOOU;

    VAI USAR NAS SALAS QE ELA DÁ AULA.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: