Metodologia para o ensino de idiomas

Ouço muitas vezes a pergunta: “qual é a melhor metodologia para o ensino de idiomas?”

Bem, existem muitas formas de ensinar e os “passos” para chegar ao aprendizado, bem como a maneira e a ordem em que são introduzidos irão resultar em menor ou maior eficiência. Vale também lembrar que por melhor que seja a metodologia empregada, o fato de o professor estar devidamente treinado e acreditar no que faz também será um diferencial importante e que precisa ser levado em consideração.

Temos muitos métodos de ensino que incluem passos e procedimentos de metodologias e conceitos básicos, e na hora de escolher qual será usada temos que levar em conta a duração do curso e seus objetivos.

Uma técnica que seja realmente eficaz, no meu modo de ver, deve:

  • fazer a introdução baseada em um todo (história, vídeo, texto, etc.), pois não se compreende a apresentação pura e simples de palavras ou regras gramaticais sem que haja um contexto.
  • desenvolver usando as palavras ou gramática, dando sempre a chance ao aluno de entender  como usar, sem a preocupação de “traduzir”.
  • fornecer prática suficiente para memorizar vocabulário e gramática em um primeiro estágio e insistir nesse processo até sua sedimentação.
  • dar ao aluno a chance de desenvolver-se no idioma utilizando as quatro habilidades (fala, escrita, audição e leitura), de forma que o desenvolvimente se dê como um todo, não beneficiando nenhuma delas em detrimento de outra.
  • disponibilizar meios para que o aluno cheque frequentemente o nível de seu aprendizado, dando-lhe oportunidades para avaliar seu próprio desempenho de acordo com o que se espera dele.
  • em estágios avançados, permitir que o aluno entenda as diferenças entre a linguagem formal e informal e consiga transitar de forma confortável entre elas.

Qualquer que seja a metodologia ou o método usado para ensinar, se todas essas exigências forem cumpridas, dependerá apenas da habilidade do professor em aplicá-lo e do aluno ao adaptar-se a ele o sucesso ou fracasso na apresentação do curso.

Zailda Coirano – SOS Idiomas & Digital Goods

Uma resposta

  1. COMO FAZER PALAVRAS CRUZADAS?

%d blogueiros gostam disto: