Games

Capa Boardgames 1Se você é professor de inglês sabe da dificuldade de manter os alunos interessados, sem que a aula caia naquele marasmo das listas de palavras para traduzir. Aquilo é o fim da picada, não há quem consiga ficar acordado…

Também sabe que mesmo não contando com o “entusiasmo” dos alunos, temos um cronograma a cumprir e mesmo que aos trancos e barrancos ele tem que ser levado a cabo.

Pare por aí. Se você concordou com tudo até agora, alguma coisa está errada. A aula de inglês não tem que ser  chata. Os alunos não precisam  ser dispersos e desinteresssados. O cronograma não deve ser um fardo pesado atado às nossas costas.

Aulas interessantes e atrativas

O que torna a aula atrativa? Há duas fases em nossas aulas: quando passamos a informação e quando fornecemos a prática para que o aprendizado se processe. Em ambas as fases há formas de conseguir conquistar o interesse e o envolvimento dos alunos, tornando a aula de inglês um momento agradável que eles esperam com ansiedade.

Passando informação

A aula deve ser descentralizada, ou seja: em vez de focar no professor, ela deve ser focada nos alunos. Em vez de longas e tediosas explicações, preleções teóricas cansativas, monólogos sem fim, que tal inserir perguntas, lançar desafios? Por que dar a resposta pronta? Deve-se conduzir o raciocínio dos alunos às respostas e para que cheguem a respostas, temos que formular perguntas. Essas perguntas os levarão à reflexão e essas, às conclusões.

Em vez de dizer: usamos o “present continuous” para descrever ações que estão acontecendo no momento em que se fala, por que não fazer perguntas? Que tal colocar algumas frases no presente e outras usando o “present continuous” e pedir aos alunos que descubram diferenças?

Que tal grifar palavras como “now”, “at the moment”, “always” e “every day” e colocar abaixo: “when”?

Que tal perguntar a eles when that happened? Is that an habit or is it happening just now? How do we describe actions in progress? E depois pedir a eles que façam frases descrevendo coisas que estão acontecendo agora?

Naturalmente que sua preparação de aula – com perguntas que estejam de acordo com a maturidade e vivência deles – é essencial.

Fornecendo prática

Depois de passar a informação (com perguntas e a participação direta dos alunos) precisamos fornecer prática, para que não esqueçam tudo e voltem com o cérebro zerado na próxima aula. Podemos preparar jogos, que serão muito bem-vindos. Podemos preparar apostilas que os contenham, ou que contenham atividades variadas e divertidas, que serão um desafio e um prazer.

Os jogos nessa fase podem ser palavras cruzadas, exercícios de ligar frases com figuras, caça-palavras. Podemos trabalhar textos interessantes sobre assuntos de que eles gostam, com informações verdadeiras que terão prazer em desvendar. Para os jovens podemos usar o Orkut, o Facebook, programas de TV, informações sobre seus ídolos da música, letras das músicas, trechos de seus seriados favoritos. Para as crianças podemos usar histórias em quadrinhos, contos, textos curtos que descrevam aventuras de outras crianças. Para os adultos os temas como “mercado de trabalho”, “entrevista de emprego”, “como se sair bem em concursos” serão apreciados.

Podemos depois apresentar tabuleiros e praticar o que aprenderam com uma competição onde poderão descobrir quanto aprenderam e até ganhar alguns prêmios.

Leve dados, fichas, tabuleiros, pequenos prêmios (lapiseiras, adesivos, chocolate, balas…) para os vencedores. E não esqueça dos prêmios de consolação participação, eles são importantes para incentivar também quem ficou um pouco abaixo da média ou teve um pouco mais de dificuldade.

Como preparar?

Aqui nesse site mesmo você encontrará sugestões de atividades, e pode também encontrar lotes de apostilas com jogos e atividades diversas aqui. São lotes de apostilas (leia as descrições antes para ver se elas se encaixam ao que está ensinando) com atividades diversas, algumas são inteiramente de jogos para a aula de inglês, e há até um lote especial só com jogos de tabuleiro, para que seus alunos se divirtam competindo e ganhando (conhecimento e prêmios).

Estou também trabalhando no primeiro pacote de jogos interativos em PowerPoint, que deve ficar pronto até o final da semana. O primeiro lote será “What’s behind the wall?”, cada lote com 10 walls (cada um com uma figura escondida) + 250 cartões com perguntas. Esse primeiro lote irá trabalhar o tópico “furniture” (vocabulário) + who questions / comparatives / superlatives (gramática). Com ele você poderá promover uma festa, sugiro que leve alguns prêmios e fique de olho, deve estar pronto no final da semana.

Outros jogos virão, caso queira ser informado não se esqueça de se cadastrar no site.

Leia também: Apostilas para seu curso de inglês

Rodapé blog (bege)

Website

Loja Virtual

Facebook

Twitter

Anúncios

Uma resposta

  1. Você faz inúmeros jogos em powerpoint mas não sabe onde publicar…

    Então visite o blog:

    Jogos em PowerPoint

    Aqui você pode baixar e publicar jogos em PowerPoint, é facil e grátis!

    Visite-nos em:

    http://jogosempowerpoint.blogspot.com/

    E divirta-se!!!

%d blogueiros gostam disto: