5 formas de manter seu aluno acordado

clipart0197Um dos maiores desafios para um professor é manter a turma interessada e participando da aula. Especialmente em classes numerosas de adolescentes (que ficam até tarde na balada ou na internet), esse desafio acaba se tornando uma preocupação constante.

Seguem abaixo 5 formas de manter seu aluno interessado e participante, nada mais frustrante que um aluno dormir (literalmente) em cima da carteira durante a explicação.

1) Inverta os papéis – na aula anterior, peça a alguns alunos que leiam alguns trechos do livro e “preparem uma aula” da forma que acharem melhor. Você pode ajudar, claro. Deixe que usem sua criatividade e você pode se surpreender com o resultado.

2) Comece ou termine com um jogo – não precisa ser algo muito elaborado, bastam apenas alguns pedaços de papel com palavras ou adivinhação e uma caixa de chocolate bis (ou um pacote de balas) para que fiquem antenados.

3) Não fique sentado – o professor que permanece sentado o tempo todo, ou que fica sempre no mesmo lugar faz com que os que estão mais distantes comecem a cochilar. Movimente-se, faça o aluno girar a cabeça em várias direções para olhar para você.

4) Use sons e modulação de voz – nada daquela voz monótona, use sua voz como um instrumento musical. Enfatize as perguntas, faça uma gracinha, leve um apito para os jogos, uma campainha para que toquem antes de responder. E de preferência que fique em cima de sua mesa, assim terão que se levantar e acordarão com certeza!

5) Dê uma aula dinâmica – faça perguntas, desafios, comece pelo que eles já sabem e deixe espaço para “descobrirem” o que é novo antes de começar. Peça que o aluno se coloque “no lugar” do que você está explicando. Faça-o imaginar, deixe que ele “voe” em sala, mas que sua imaginação crie dentro do que você está ensinando, e não em devaneios fora da sala.

Leia também:

Tipos de alunos

Falta de motivação

Despertando o prazer de aprender

Material didático:

Apostilas de inglês

Apostilas de português

Apostilas de espanhol

rodapé blog (cinza)

Website                                  Twitter                                  Facebook

%d blogueiros gostam disto: