Transformar PowerPoint em vídeo – Tutorial

Já publiquei um tutorial para transformar e gravar um PowerPoint em formato de imagem, mas nesse processo perdem-se todos os efeitos adicionados.

Uma forma mais “dinâmica” de gravar um PowerPoint sem ter que comprar um software é criar um vídeo a partir de sua apresentação. São vários passos até completar o processo, mas o resultado é melhor do que simplesmente transformar em formato de figuras. Seguem abaixo os passos:

1- Crie o seu PowerPoint.

2- Salve normalmente, para o caso de querer mudar alguma coisa depois.

3- Salve novamente, clicando em “salvar” e depois “outros formatos”. Na parte de baixo da janelinha que irá abrir, procure um formato de imagem (GIF, JPEG, etc.). Eu normalmente gravo em JPEG porque me dá uma definição melhor. O programa irá perguntar se é para salvar só o slide atual ou todos. Escolha todos e ao final receberá o aviso que todos os slides foram salvos numa pasta com o nome do seu arquivo, na pasta escolhida.

4- Abra o Movie Maker. Se não tem, baixe-o e instale gratuitamente visitando o site Hotmail.

5- No Movie Maker, clique em “adicionar arquivos”, escolha todos os slides da pasta que acabou de ser criada a partir do seu PowerPoint.

6- Com o Movie Maker, você poderá escolher a velocidade de transição, os efeitos, inserir música e vídeo, etc. Clique em “salvar” no final.

Para gravar DVD

7- Ao final, clique na parte superior direita em “salvar” – “criar DVD”. Salve o filme e assim que o processo terminar, clique em “seguinte”, escolha um nome (que será exibido na tela de abertura), escolha o tema do seu menu (você pode inserir vários ppt no mesmo DVD e escolher a partir do menu no seu DVD.

8- Ao final, você poderá assistir seu vídeo direto do Movie Maker ou ver como ficou direto no seu DVD. Salve o projeto antes de sair.

Para enviar para o YouTube

9- Eu aconselho-o a converter o vídeo para um formato menor antes de converter, ou vai demorar bastante porque os projetos do Movie Maker costumam ser “pesados” e o YouTube demora para carregar. Para facilitar o processo eu já converto os vídeos em flv (flash vídeo) que é o formato usado pelo YouTube. Um vídeo do Movie Maker (formato WMV) que pesa 50MB pode reduzir-se a menos de 3MB depois de convertido para flv. Eu uso o conversor Any Video Converter (que você pode procurar no YouTube e baixar porque é grátis), mas o Atube Catcher também faz essa conversão.

10- Abra seu software de conversão e escolha o formato de saída “FLV”. Escolha a pasta onde será salvo esse novo vídeo.

11- Faça login em seu canal do YouTuibe. Se você não tem um, registre-se ou escolha “fazer login com minha conta Google”, caso tenha um email do Gmail. Use o mesmo login e senha do Gmail.

12- Clique em upload, escolha o vídeo que acabou de criar em formato flv e enquanto carrega vá preenchendo o formulário com as informações do vídeo.

Para postar em seu blog

13- Após preencher o formulário, no final você verá algo assim: <incorporar>. Clique nesse botão e copie o código que vai aparecer.

14- Faça login no seu blog.

15- Abra o editor para fazer sua postagem.

16- Escreva seu artigo no modo “escrever” e depois clique em “modo HTML”. Cole o código que copiou do YouTube logo abaixo de sua postagem ou onde quer posicionar o vídeo. Retorne ao modo “escrever”.

17- Visualize para ver se ficou tudo OK e publique sua postagem.

Leia também: Converter PowerPoint para DVD – tutorial


Uma resposta

  1. OBRIGADAAAAA :)

%d blogueiros gostam disto: