Pesquisa sobre músicas para praticar e reforçar tópicos de gramática e vocabulário

musica1Caros colegas,

Continuo fazendo minhas listas de músicas apropriadas para ensinar os tópicos gramaticais e ítens de vocabulário. Não é uma tarefa fácil, mas também não posso dizer que é chata. Para procurar o que preciso leio a respeito mas também estou sempre de ouvido ligado para as músicas que estão tocando agora no rádio e na TV. Como tenho um filho de 18 anos isso não é a parte mais difícil porque ele também adora música e as ouve enquanto está acordado.

Meus alunos já deram pistas de que estou no caminho certo: olhos brilhantes, participação em massa, animação geral. Nada daquelas carinhas de tédio durante as longas explicações gramaticais.

Claro que eu continuo usando os mesmos métodos para ensinar – mesmo porque se não o fizesse estaria infringindo as normas da escola – mas quando preciso de algo para “praticar”, uma música é sempre mais bem-vinda que uma folha com exercícios para fazer em casa.

Uma das vantagens é que em 15 minutos no final da aula já se conseguem maravilhas. Faço a primeira parte do trabalho com eles e depois eles fazem a segunda parte em casa, como fariam com a “famigerada folha de exercícios” e depois corrigimos oralmente no início da aula seguinte. E quando digo “oralmente”, quero dizer cantando.

Depois de ler muito a respeito resolvi colocar em prática e fazer a experiência, e descobri que meus alunos são iguaizinhos aos das pesquisas que li: eles também aprendem mais rápido com música. Além de aprenderem mais rápido eles também participam com muito mais entusiasmo, até aqueles que têm uma tendência a “voar” botam os pés no chão e as mãos à obra.

Para melhorar ainda mais o “panorama”, combinei com eles que se não fizessem a parte que dou para fazerem em casa não teríamos mais música, então eles fazem com capricho e prazer, nem precisaria usar essa “quase chantagem” para que fizessem.

Estão tão engajados que na última semana um garoto que está ainda no início me disse:

– Teacher, eu ouvi uma música muito legal e que tem esses verbos que a senhora está ensinando… Será que poderíamos usá-la também?

Pois é, agora isso…. eles estão tão interessados que estão me ajudando a procurar. E duvido que antes disso esse garoto (que nem era tão interessado assim) se desse ao trabalho de prestar atenção aos “verbos” que havia na música.

O projeto continua e enquanto isso não pude deixar de registrar os progressos e compartilhar com vocês a experiência. Caso tenham algo a declarar ou a perguntar sobre o assunto, basta deixar um comentário logo abaixo dessa postagem ou entrar em contato diretamente comigo usando o formulário de contato do blog.

E enquanto isso, voltemos à caça às músicas…

VErmelha bonita

4 Respostas

  1. Sou professora de Língua Portuguesa e estou adorando as novidades..gostaria de receber m,aterial!
    Parabéns e abraços.

  2. Olá, boa noite! Preciso de ajuda para trabalhar gramática em sala de aula. Alguns alunos parecem debochados durante a aula e fazem outros atividades na aula. Eu até entendo. Reconheço que não devo estar utilizando recursos que me ajudem a melhorar as aulas. Uso somente o livro didático e o quadro branco, debate. Preiciso trabalhar com música, mas tenho receio de não ter a música certa.

    1. Sugestão de site onde irá encontrar trabalhos com músicas: Inglês com música. Também encontrará no blog um grupo relacionado do qual poderá participar.

  3. amanha de manha sera um novo dia, da mais doce alegria.

