Interpretação de Textos – Português (Grupo Google)

Quem é que nunca teve dificuldades para interpretar um texto? Até o professor de português mais “fera” já enfrentou problemas um dia. Se não é uma tarefa fácil aprender, ensinar também tem suas dificuldades. Uma delas é a falta de material, porque quanto mais temos, mais precisamos.

Se você anda sempre procurando textos para preparar trabalhos ou procura trabalhos já prontos, venha partilhar conosco. Somos um grupo de quase 600 professores (e crescendo a cada dia) e trocamos nossos trabalhos por email por um Grupo Google.

Você é professor de português e também gostaria de participar? Então visite o grupo (o link está no final desse artigo) e peça sua inscrição. Assim que sua inscrição for aprovada você começará a receber os trabalhos dos outros membros no seu email e tudo o que tem que fazer é enviar pelo menos um de seus trabalhos mensalmente ao grupo.

Se você quer mais detalhes antes de se decidir, visite o blog de apoio do grupo, forneço também o link no final do artigo. Lá publiquei as regras do grupo e alguns tutoriais. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo pelo formulário de contato do blog.

Visite o grupo: Interpretação de Textos

Para saber mais sobre o grupo, visite o blog de apoio: Interpretação de Textos

Leia também: Português para brasileiros e estrangeiros


2 Respostas

  1. Ando vasculhando os sites (a maioria deles pseudo-sites) para extrair deles textoas para interpretar, infelizmente quase todos, ou todos, não trazem TEXTOS de autores nacionais, para interpretação. Até dizem: interpretação de textos! Que horror. Já é hora de alguém ter a ideia de colocar a disposição vários textos para interpretação. (machado de assis, fernando veríssimo, clarice lispector, manuel bandeira, fernando sabino, marina colosanti, dentre outros).
    Fica esta sugestão.
    Queremos a interpretação na prática, de teorias estamos cheios!

    1. Olá Dario

      O objetivo deste site aqui não é o de distribuir textos para interpretar. O objetivo desse site é discutir os problemas (e soluções) comuns a todos (ou quase todos) os professores.

      Essa postagem que você comentou refere-se a um grupo Google do qual sou moderadora, que tem quase 600 membros (professores de português) e nele trocamos nossos trabalhos com interpretação de textos. Como você pode imaginar, no grupo temos todos os tipos de trabalho: interpretação com textos “clássicos” como os que você mencionou, com poesia, com propagandas, tirinhas, vídeos, notícias, etc. A criatividade de nossos professores não tem limites.

      Entendo que a diversificação só enriquece o nosso trabalho, mas se alguém quer usar apenas um tipo de trabalho também fica a cargo de cada um decidir o que é melhor para si ou para seus alunos.

      Navegando por esse site aqui (que como eu já disse não tem o objetivo de distribuir trabalhos de interpretação de textos) irá descobrir que além disso eu também tenho um site onde publico e disponibilizo os trabalhos de interpretação que preparo. Nele você irá encontrar vários tipos de trabalhos, inclusive tenho alguns com os grandes nomes de nossa literatura da forma como você sugeriu.

      Estou respondendo seu comentário também por email, espero que você encontre o que está procurando.

      Um abraço

      Zailda Coirano

%d blogueiros gostam disto: