Ensine inglês com músicas

Você que dá aulas de inglês, já pensou em ensinar ou praticar o que ensina usando as músicas de sucesso no momento? Se você tem alunos adolescentes certamente perceberá como eles se interessam quando dizemos que vamos ensinar música.

Eu costumo usar músicas para exercícios auditivos, orais, praticar vocabulário e até para ensinar gramática. As vantagens são inúmeras e aqui vão algumas delas:

Quando cantamos ou tocamos usamos os dois hemisférios do cérebro, então aprendemos muito mais e guardamos na memória por muito mais tempo. Tente lembrar alguma coisa que decorou há 2 anos e depois tente lembrar a letra de uma música que tocava no rádio quando você era criança. Aposto 10 contra 1 que vai conseguir lembrar da música, mas não do que decorou com tanto esforço.

Depois que comecei a usar as músicas em sala os alunos começaram a interessar-se cada vez mais pela matéria, ainda mais que eu digo que vou passar músicas “que contenham o que estão aprendendo”, então eles deduzem que quanto mais aprenderem, maior será o número de opções de músicas que terão para escolher.

Há muitos sites que indicam músicas para ensinar vocabulário e até tópicos de gramática, mas como não são atualizados constantemente e a “parada de sucessos” muda a cada dia, não dá para acompanhar a enxurrada de cantores e bandas que sobem ao topo todas as semanas. Então minha primeira providência foi pedir aos meus alunos adolescentes que fizessem uma lista das músicas que mais gostam. Depois pedi a meu filho (que acabou de completar 18 anos) que me indicasse mais alguns nomes.

Já tenho uma lista boa de cantores e bandas que podem ter músicas que contém o que estou ensinando e uma mesma música pode oferecer várias opções. Já comecei os trabalhos e conto com a ajuda de alguns colegas nessa primeira parte.

Para ajudar também criei um grupo (que cresce assustadoramente a cada dia) para trocar nossos trabalhos online, via email. Para fazer parte desse grupo, tudo o que você tem que fazer é visitar o link no final da postagem e solicitar sua inscrição. A partir daí você receberá todos os trabalhos que os outros membros enviarem ao grupo e pelo menos uma vez por mês enviará ao grupo um dos seus.

Espero ter em breve uma montanha de músicas para que meus alunos aprendam e pratiquem com prazer e vontade. E espero dividir isso com você e seus alunos também.

Visite o grupo: Songs4class

Para saber mais sobre o grupo, visite o blog de apoio: Inglês com Música

Leia também: Projetos de Ensino


2 Respostas

  1. Você tem razão, também adoro trabalhar com músicas para ensinar Inglês e os alunos além de aprenderem, participam das seleções das músicas, pois também gosto de trabalhar com o que eles gostam e como cada um tem um gosto diferente, faço uma votação para escolher com que música vamos trabalhar neste mês e procuro utilizar as músicas de todos e agradar a todos. Eles se sentem úteis e colaboram muito! Mas deixo bem explicado que iremos aprender com aquela música e não será apenas aprender a cantá-la, mas trabalharei listening, speaking e grammar. E tudo vai acontecendo naturalmente, onde aprendemos uns com os outros, pois eu também aprendo com os diversos rítmos, palavras e frases, ou seja, tanto o professor quanto o aluno ganham com esta atividade e os resultados são excelentes!
    CONGRATULATIONS!!!!
    THANK YOU.

    1. Olá
      Também gosto de pedir a eles que apontem as músicas que gostam e depois analiso para ver o que contém da matéria que estão vendo e crio algumas atividades.

%d blogueiros gostam disto: