Português para brasileiros e estrangeiros

Quem dá aulas de português para estrangeiros (PSL) sabe que é muito difícil encontrar material para usar nas aulas ou outros profissionais para trocar ideias. Muitos exercícios e textos são bons para alunos brasileiros mas não satisfazem as necessidades dos alunos estrangeiros. Ou são muito difíceis ou não refletem os “costumes” que também serão parte do aprendizado.

Ao ensinar o aluno estrangeiro nossas preocupações são diferentes que ao dar o mesmo ensinamento ao aluno brasileiro porque o “nativo” já conhece a cultura e os costumes, só precisa melhorar algumas habilidades.

O que temos que evitar ao ensinar um estrangeiro é “partir do pressuposto” que ele sabe o mesmo que nós. Ele não sabe. Um aluno brasileiro sabe (pelo menos teoricamente) e por isso mesmo o material que usamos com o estrangeiro precisa ser diferente.

Caso você seja professor de PSL ou queira atuar na área, estou postando algum material que produzo especialmente para esses alunos no blog Português do Brasil. Está ainda no começo mas à medida em que produzo mais material (cansei de procurar material especializado) irei postando no blog.

Além do material para estrangeiros há também material para ser usado com alunos brasileiros, principalmente trabalhos de interpretação de textos. Uso não só “interpretação de textos” como também interpretação com quadrinhos, com música, com figuras, filmes, etc.

No blog também encontrará o informações mais detalhadas sobre o grupo PSL – Português para estrangeiros, onde trocamos ideias sobre técnicas, dificuldades e soluções para a área, além dos trabalhos que produzimos para nossos alunos.

Se for do seu interesse, junte-se a nós.

Leia também:

A paranóia da internet

Recursos para inglês instrumental (ESP)


2 Respostas

  1. Boa noite, vc poderia me ajudar a elaborar uma aula para uma estrangeira aprender a falar melhor o portugues? preciso de ajuda.
    Sou professora de reforço e trabalho so com criança, mas…tem uma mãe de um aluno que tem um pouco de dificuldade em falar o portugues e esta pedindo minha ajuda. e eu estou sem saber o que fazer, vc pode me ajudar? Obrigada desde já.

%d blogueiros gostam disto: