Plano de aula

Os planos de aula ainda são exigidos por algumas escolas, mas mesmo quando não são, é sempre bom ter um, mesmo que seja bem simplificado. E o que é importante colocar num plano de aula?

Em primeiro lugar, como vou introduzir esse tópico, que tipo de recursos poderei usar (computador, tintas, dados?) como serão usados no decorrer da aula. Tenho também que colocar o objetivo de cada atividade que descrever em meu plano de aula. Se vou dar uma música, o que espero desenvolver? A audição? Então tenho que ter espaços para que preencham enquanto ouvem. A coordenação motora? Então vou encostar as carteiras e iremos dançar. Ética? Então vou colocar os alunos em grupo para discutir o tema da música. E assim por diante.

Depois de descrever todos os recursos, atividades, objetivos, tenho também que acrescentar atividades extras para alunos superdotados ou alunos com dificuldades. Eles são esquecidos, o que sabe tudo fica de braços cruzados esperando os outros acabarem (ou atrapalhando) e o aluno com dificuldades acaba ficando sem saber.

No final, deixo sempre um espaço para avaliação:

Foram alcançados os objetivos? O que observei nesse sentido?

Se os objetivos não foram alcançados, quais os motivos?

Que outras atividades posso incluir para compensar essa falha?

Haverá uma revisão antes da próxima aula? Será feita uma avaliação no final desse período?

O plano de aula deve conter não só tudo o que foi feito (de forma resumida) como também como será feito, que recursos e técnicas serão usados, os objetivos esperados e no final uma avaliação minha de todo o trabalho.

Além de tudo isso será uma boa ideia fazer uma previsão de quanto tempo será gasto em cada etapa, assim sempre saberei se estou indo muito depressa, muito devagar ou se simplesmente fiz um cálculo fora da realidade.

Isso será muito útil ao programar as próximas atividades, porque sempre terei uma base em que me apoiar. Se demoraram 15 minutos para responder perguntas de revisão por escrito, quanto demorariam para responder 10 desta vez? Ou então: se demoraram tanto para responder as perguntas por escrito, não seria uma boa ideia que respondessem oralmente da próxima vez?

Leia também:

O que posso responder durante a prova?

O que colocar no boletim


4 Respostas

  1. gerivania Pinto Santos

    Zailda, leciono para alunos da educação de jovens e adultos e preciso de alguns planos de aula para trabalhar ,principalmente textos e interpretação.
    grata gerivania

    1. Olá
      Visite o blog http://comoensino.blogspot.com, em breve com planos de aula.

  2. nilva regina santos

    zailda gostaria de receber as atividades do professor solidário.

    1. Olá

      Você tem que acessar o grupo e pedir para inscrever-se.

%d blogueiros gostam disto: