O que posso responder durante a prova?

Alguns alunos nos fazem perguntas “capciosas” durante a prova e que se respondidas já darão metade (se não toda) da resposta. Até onde podemos ir na hora de resolver as dúvidas dos alunos durante a prova?

Bem, o objetivo da prova é avaliar quanto o aluno aprendeu, ou seja = aprendeu no passado. Não se espera que ele aprenda nada durante a prova, seja por consulta ao livro, à prova do colega do lado ou mesmo pela boca do professor.

As perguntas “permitidas” durante a prova são a respeito de dúvidas quanto ao enunciado das questões, à forma de responder (é só para por “x” ou também tenho que completar esse espaço?) e aquelas “absurdas” que sempre se repetem, não faço a mínima ideia porque:

É para fazer à tinta?

Que dia é hoje?

Tenho que colocar meu nome?

Posso deixar questões sem responder?

Evite respostas sarcásticas, mesmo que seja tentado a dá-las. Imagine que o aluno está tenso (quem não fica tenso durante uma prova) e alguns deslizes devem ser perdoados.

Alguns professores que respondem quando o aluno faz alguma pergunta diretamente ligada ao conteúdo que está sendo avaliado:

“Lembra aquela história que eu contei sobre aquela guerra…”

Ou que (mesmo sem o aluno ter perguntado nada) e que percebe que ele marcou a resposta incorreta, perguntam:

“Tem certeza que é essa alternativa mesmo? Pense mais um pouquinho…”

Esses professores deveriam pensar se é mesmo válido dar prova para os alunos. Me parece um mal desnecessário. As provas podem não ser justas porque nem sempre o que o aluno sabe é avaliado e o que ele não sabe ou não domina perfeitamente pode estar presente. Mas desde que foi esse o método escolhido para avaliar o conhecimento devemos ser coerentes, e não importa se eu sei que o Joãozinho sabe mais do que mostrou na prova ou se a Mariazinha é excelente aluna mas não entendeu bem a matéria. Se eu estou dando uma prova como forma de avaliar conteúdo, eu não posso ser a primeira a “colar ou passar cola” na prova.

Leia também:

Múltipla escolha: desafio ou facilitador?


2 Respostas

  1. eu queria saber augumas respos do cumon,de matematica e de portugues – se voce tiver msn me adiciona
    obrigado tchau

    1. Olá
      Não tenho respostas de Kumon.

