Preparação de aula

Não importa há quantos anos você é professor nem quantas vezes já ensinou essa matéria. Cada aluno é diferente, tem diferentes necessidades, interesses e dificuldades. Uma aula bem preparada, “customizada”, tem muito mais chances de sucesso que uma aula que você já deu 10 vezes da mesma forma.

Até para o professor é cansativo ensinar “sempre a mesma coisa”. Se tenho uma classe de alunos que tendem à passividade e ao desinteresse, uma aula dinâmica, um jogo ou atividade onde possam desenhar, escrever, discutir ou competir certamente será mais indicada. Dando a mesma matéria para uma classe competitiva, onde os alunos têm “bicho carpinteiro” posso escolher algo mais “calmo”, como uma leitura silenciosa (quanto mais silenciosa, melhor) para iniciar, exercícios escritos e depois um PowerPoint com um jogo no qual todos possam participar pode ser o mais indicado.

Você pode achar que irá dar mais trabalho, que irá comprometer o pouco tempo que você tem. Em parte você está certo, dará mesmo mais trabalho, mas só durante a preparação. Todo aquele tempo que você gasta nas aulas de recuperação ou tentando despertar o interesse dos alunos pode ser bastante abreviado, e no final você irá notar que – mesmo gastando mais tempo antes – gastará muito menos tempo depois.

Leia também: Métodos de ensino


4 Respostas

  1. Thank you very much for your tip! I love your job and i want to say that I admire the way you work very much I’d like to know more about your actions in the classrom giving English classes.

    Seen you!

  2. eu adoro matematica e sempre gostarei quem nao gosta e burro nao sabe soma

%d blogueiros gostam disto: