A internet atrapalha os estudos?

A internet fascina os alunos, mesmo os mais jovens, e alguns passam várias horas conectados, deixando de lado os deveres de casa. Muitos pais e professores questionam se o uso excessivo da internet não causaria prejuízo para o aprendizado de modo geral, e na escola em particular.

Todo excesso irá provocar prejuízo em alguma área, porque para passar tanto tempo na frente do computador forçosamente terá que deixar de lado alguma(s) outra(s) atividade(s) à qual se dedicava anteriormente.

Cabe aos pais avaliar o que está sendo deixado de lado em prol da internet:

TV? Como são complementares, deixar de ver tanta TV e dedicar uma parte do tempo que gastava vendo TV conectado à internet não fará tanto mal.

– convívio com amigos? Se seu filho deixou de ver os amigos e agora só se comunica com eles (ou com estranhos) pela internet, talvez o problema não seja a internet, ele pode estar usando a internet para compensar ou para fugir de problemas sociais ou de relacionamento com outras crianças de sua idade. Se ele literalmente deixou de ter amigos para ficar na internet seria o caso de conversar com seu filho para entender o que está acontecendo.

– lição de casa? Alunos que ficam na internet e não fazem a lição de casa rapidamente têm um declínio no aprendizado. Os pais devem condicionar o uso da internet a fazerem a lição de casa primeiro. Fez a lição de casa? Pode usar a internet. Terminou tudo direitinho, estudou para a prova? Pode usar a internet.

– esportes? Seu filho era o tipo esportivo e agora só fica sentado na frente do PC? Os esportes são uma forma de desenvolver um físico saudável, estimule-o, leve-o a parques no final de semana, inscreva-o (de comum acordo) em um curso de natação ou academia. Veja o que ele gostaria de fazer, para compensar o tempo que passa conectado. Tudo deve ser negociado e deve ser dito a ele que se gasta tanto tempo na internet, poderia reduzir isso um pouco e dedicar algumas horas por semana a alguma atividade física.

Sobretudo saiba o que seu filho faz na internet. Quanto tempo ele passa não é tão preocupante, dependendo dos sites que usa ou em que grupos participa. Como a internet é uma porta para o mundo, não adianta fecharmos a porta da frente para protegermos nossos filhos se deixarmos que essa permaneça aberta sem restrições, controle ou supervisão.

Anúncios

3 Respostas

  1. Concordo plenamente com o tema, visto que, nossos alunos estão cada vez mais distantes do aprendizado convencional, destarte, se utilizassem a internet como ferramenta de aprendizado seria uma grande caminhada rumo ao sucesso, mas a utilizam de forma inadequada e se dispersam cada dia mais em sala de aula. Parabéns pelo blog e vamos seguir nesta luta, por um aprendizado melhor. Prof Sivonaldo Rodrigues. Recife Pe

    1. Olá Sivonaldo:
      Muitos de meus alunos “adoram” a internet mas indo mais a fundo percebo que não sabem usar. Muitos não sabem nem ler seus emails, só sabem mesmo olhar o Orkut e conversar no msn, com um português de dar dó (que agora chamam de “miguxês”). Além de prover ferramentas para o aprendizado na internet, precisamos também ensinar os alunos a utilizar os recursos da internet: ler blogs, procurar notícias, fazer pesquisas, participar de fóruns. Muitos não fazem a menor ideia de como fazer essas coisas e acabam desperdiçando oportunidades preciosas de aprender.

  2. […] Leia também: A internet atrapalha os estudos? […]

%d blogueiros gostam disto: