Férias só pra descansar?

Quem pensa que férias existem só para descansar se enganou. Elas são também para descansar, mas são também um período que pode – e deve – ser usado para uma reciclagem, para organizar-se para o semestre seguinte, para revisar suas apostilas, para aprender novas técnicas, para atualizar blogs e sites de relacionamento, para uma infinidade de coisas que nem sempre você pode fazer no período de aulas.

Como vou fazer tudo isso?

Na verdade ninguém deve fazer tudo isso, cada professor tem uma necessidade. Trata-se apenas de ver o que mais te atrapalhou ou fez falta no semestre anterior e tentar reverter isso durante as férias. Veja abaixo algumas sugestões:

Estou estressada, tinha que preparar apostilas, corrigir trabalhos… – Talvez fosse uma boa ideia reduzir uma parte desse trabalho já deixando algumas apostilas que você sabe que irá usar no semestre que vem. Dê uma olhada nos tópicos de vocabulário e gramática que irá ensinar ou revisar no próximo semestre e já vá adiantando o serviço.

Antes de começar, pelo menos uma semana de pura folga para “deixar a poeira baixar” e relaxar é uma boa ideia. Depois disso, reserve umas 2 ou 3 horas diárias no horário que melhor lhe convier para preparar o material que usará no semestre que vem. Quando você estiver no final do semestre que vem, com montes e mais montes de tarefas para corrigir, reuniões e provas irá agradecer por essas apostilas já estarem preparadas.

Nunca acho o que preciso Talvez tudo o que você precise seja organizar seu material. Se não tem ainda um armário específico para isso, compre um prático, é um armário de duas portas com prateleiras. Tenho um ao lado do meu PC e o nome serve como uma luva, não há nada mais prático. Nas prateleiras de baixo coloco o que não usarei no próximo semestre, o que irei usar coloco nas prateleiras do meio. Na prateleira de cima coloco os jogos e aqueles livros que usamos e que são como uma segunda “bíblia”.

O material pequeno (grampeador, grampos, cola, dados, etc…) eu guardo em caixas de camisa com rótulo do lado de fora porque quando estamos com pressa qualquer segundo poupado ajuda mais adiante.

Às vezes sinto-me ultrapassado – Você sente que está um pouco atrás de seus colegas? Não sabe como usar os recursos mais badalados no momento? Se eu fosse você usaria uma parte do meu tempo agora nas férias para atualizar-me. Se você não sabe nem enviar um email, talvez seja um bom momento para fuçar e aprender. Talvez seja o momento de começar aquele blog que você quer fazer há anos e nunca tem tempo. Ou fazer um curso online, por que não? Sempre podemos nos aperfeiçoar.

Na escola está tudo OK, mas fico pouco com a família – Se você não sente falta de nada durante as aulas mas mergulha de cabeça no trabalho e nem percebeu que seu filho deixou o cabelo crescer ou que está usando um piercing na orelha? Então talvez seja a hora de relaxar e passar mais tempo com eles, assim você voltará renovada às aulas, sem aquela “sensação de culpa” que incomoda e pode atrapalhar.

Seja o que for que você tenha resolvido fazer nessas férias, nunca deve esquecer que são férias, fazer alguma coisa para ajudar no próximo semestre ou para ser um profissional melhor é ótimo, mas não vá se envolver demais, deixe um tempo também para descansar. Nós todos merecemos esse descanso.

3 Respostas

  1. Zailda
    Realmente, acontece isso, pretendo fazer de tudo um pouco! Os dias são poucos e as atribuições em maior quantidade. Tenho dificuldade de me livrar do que não estou utilizando, e fico com peso na consciência se jogar. Assim, tenho mais material do que na realidade preciso. Adorei as suas sugestões. Abraços

    1. Precisamos ser práticos, o que não usamos pode ser útil para outra pessoa. Todo ano faço uma “limpa” no meu armário e doações para colegas ou alunos. O material desnecessário acaba gerando mais bagunça, por isso nunca encontramos o que queremos.
      Boa sorte, colega. Também estou descansando essa semana, a partir da semana que vem estarei me preparando para o próximo semestre.
      Um abraço

  2. magna Ferreira de Camargos

    Olá.Sou professora do EJA,e queria alguma sugestão de dinâmica para meus alunos.São alunos de primeiro e segundo ano,e c a idade de 40 a 50 anos.São alunos encantadores e que o maior desejo de cada um é aprender a ler.

