Como usar a internet no ensino – leitor de emails

Internet: se você não pode competir com ela, tire partido dela!

Como eu já disse, há um tipo de usuário da internet que apenas a utiliza para ler seus emails, usando poucos recursos. Se você é professor e é apenas um leitor de email, há muitas formas de (mesmo assim) usar a internet a seu favor.

Algumas sugestões:

– Acesse o Google Blogs : http://blogsearch.google.com.br

Assim que acessar o Google Blogs, digite as palavras-chave referentes à matéria que ensina: matemática, Egito, Trigonometria, etc. O Google irá redirecionar para blogs que tratam desse assunto em particular. Gostou do que leu? Então vamos tentar outra coisa:

– Inscreva-se nos blogs que gostar

É fácil, basta clicar em “feeds” ou “RSS” e será direcionado para uma página onde vai escolher como quer receber as atualizações das postagens. Se você usa o Gmail, por exemplo, pode receber no Google Reader. Se usa o Yahoo, também pode receber assim. Alguns blogs também oferecem atualizações por email, basta procurar na barra lateral ou no rodapé do blog pelo link “inscrever-se” ou “subscribe” e você receberá cada nova publicação diretamente em seu email, sem ter que ficar procurando o blog de novo toda vez que acessar a internet. Gostou da dica? Então vamos para a próxima:

– Use o “favoritos”

Na parte superior do seu navegador há uma palavra “favoritos” que pode tornar-se a sua favorita. Visitou uma página e gostou? Gostaria de voltar sempre sem ter que “decorar” o link (ninguém merece essa, não é mesmo?). Basta clicar em “favoritos” e “guardar” o endereço. Da próxima vez que entrar na internet basta clicar em “favoritos” de novo e o link estará guardadinho lá para você. Usa outros computadores? Seu pc foi formatado e perdeu todos os favoritos? Outra sugestão para você:

– Melhorando o “favoritos”

Você perdeu os favoritos, ou usa o computador de casa e o da escola, então não tem acesso em um ao que está no “favoritos” do outro. Uma sugestão online para você: http://delicious.com. Acesse, crie uma conta. Assim que criar sua conta você verá um aviso para baixar a barra de ferramentas. Baixe e instale. Agora você terá um ícone em seu navegador (Firefox, Internet Explorer ou outro) com os 3 ícones do delicious: o primeiro tem uma forma de envelopinho aberto, cada vez que você visitar um site que goste basta clicar nele, escolher tags (palavras que tenham a ver com o conteúdo do site e que você vai lembrar na hora de procurar), dê OK e agora seus favoritos ficarão todos online. Toda vez que quiser poderá acessá-los, de duas maneiras diferentes:

Pelo seu computador –> Está vendo esse segundo ícone, um quadradinho azul? Basta clicar nele que irá se abrir um painel do lado esquerdo no seu navegador. Digite a palavra-chave (tag) relacionada ao site que quer visitar e ele aparecerá, na parte de baixo. Clique nele e você será redirecionado. Mesmo se seu computador for formatado mil vezes ele continuará lá, porque você o guardou online.

Por outro computador –> Visite o site http://delicious.com, acesse com seu login e senha e… tchararam! Todos os links que você guardou estão lá, à sua disposição. Pode ir pra China ou pra Lua, poderá acessar os seus sites favoritos de qualquer computador ou até do celular.

Bacana, mas como isso ajuda? Bem, você vai fazer buscas nos blogs e encontrar blogs que tenham a ver com sua área, ler e guardar os links. Depois pode enviar o link do seu perfil no delicious (http://delicious.com/o nome que você escolheu como login) para seus alunos por email. Eles vão poder acessar todos os links que você visitou e marcou. Pode marcar a home page do site ou blog ou alguma reportagem em especial.

Bem, mas são 3 ícones na sua barra de ferramentas, indo da direita para a esquerda: o primeiro (envelopinho) é para “guardar” os links; o segundo (quadradinho) é para abrir uma guia do lado esquerdo do seu navegador e procurar os links; o terceiro (símbodo do delícios com quadradinhoa branco, azul, preto e cinza) é para acessar seu perfil no delicious e procurar online o que você quer.

Outra dica: estando online você pode usar palavras-chave para procurar sites interessantes com esse tópico não só no seu perfil, como também no perfil de outros membros do site.

Outra sugestão: Marque as páginas de vídeos do YouTube que você gostou, links de fotos que acha que irão ajudar de alguma forma, pesquisas que você fez (para guardar uma pesquisa, basta salvar o link que está no navegador no seu “favoritos”) e enviar a eles.

Também pode enviar os links diretamente por email. Para isso, no início do ano letivo ou semestre, passe uma fichinha para seus alunos preencherem seus dados e inclua o email deles. Quer mais recursos? Então vamos lá:

– Você é professor de inglês ou fala inglês?

Aqui vai um link de uma página com mais de 1.000 sites com recursos para professores. Não são só para professores de inglês (há matemática, física, ciências, etc.) mas os sites estão em inglês: http://www.sitesforteachers.com/index.html

Acesse o site e verá um painel com várias páginas, basta clicar nos links para visitar os sites. Mas não dê só uma olhada superficial, nem todos os institutos ou professores têm um webdesigner “nota 10”. Sites maravilhosos e com milhares de recursos imperdíveis podem ter uma página inicial pífia e que não diz nada sobre seu conteúdo. Gaste seu tempo, olhe todas as páginas. Ah, mas você não sabe inglês. Sempre há tempo de aprender, mas vamos à uma medida de emergência, minha próxima sugestão:

– Instale a barra de ferramentas Google

Acesse o link: http://www.google.com/intl/pt-BR/toolbar/ff/index.html, baixe e instale a ferramenta. Depois de instalada, cada vez que você visitar um site que esteja em outro idioma, vai aparecer uma “frame” na parte superior dizendo: “este site está escrito em —. Quer que a barra de ferramentas o traduza?” Clique em “sim” e agora o site vai ficar todo em português. Perfeito, não é?

Vá instalando as ferramentas sugeridas e familiarizando-se com elas, se precisar de auxílio clique no link “ajuda”, caso não encontre o link ou não consiga ajuda, deixe um comentário com sua dúvida.

Leia também: Recursos da internet na Educação

Anúncios

Uma resposta

  1. […] O segundo tipo (já falamos do leitor de emails) é o coletor de informações. Para ver seu tipo, confira aqui. Esse tipo coleta muitas […]

%d blogueiros gostam disto: