O que é um “Grupo Google”?

Um grupo Google é um local no qual os membros podem trocar emails e informações sobre seus interesses. Há grupos em diversas áreas: jogos online, profissionais da mesma área, ensino, filmes, etc. Através do grupo você pode compartilhar e aprender sobre o que mais lhe interessa. Com certeza há vários grupos dos quais você gostaria de participar, ou que se beneficiaria se participasse.

Para participar, basta visitar o Grupos Google e fazer uma busca nas suas áreas de interesse. Visitando essa página você verá a caixa de busca, basta inserir uma palavra que esteja relacionada ao seus interesse (viagem, escola, comunicações, cinema, etc.) Se a busca não retornar resultados, tente outra palavra relacionada. A partir dos resultados basta ir refinando sua busca de acordo com seus interesses: se quer um grupo com muitos ou poucos membros, idioma português, sediado no Brasil, etc.

A maioria do grupos faz a comunicação entre os membros através de emails. portanto ao registrar-se escolha a “entrega de emails” que mais lhe convém. Para auxiliá-lo o Google sempre dá uma “pista” de quantas mensagens diárias irá receber em cada uma das opções. No caso de um grupo com milhares de membros (esse número também está disponível na página inicial) escolha um “resumo de postagens” ou poderá literalmente afogar-se em centenas de emails logo no primeiro dia.

Alguns grupos já têm um tipo de recebimento padrão, então preste atenção a isso quando se registrar, ou poderá não ser aceito, ou ser excluído.

Sempre é melhor participar de um grupo Google com email do Gmail (que também é do Google). Com outros emails você ficará limitado, pois apenas receberá os emails em sua caixa de entrada, em grupos “fechados” não conseguirá acessar as páginas do grupo (onde ficam armazenados os arquivos e as mensagens trocadas pelo grupo (na maioria deles) desde o início.

Se você não está usando email do Google, é interessante que registre o email que está usando, criando uma conta no Google Groups. Criar uma conta não significa que você irá abrir mão de seu email atual, e inclusive você continuará recebendo as mensagens do grupo no mesmo email, mas apenas que terá permissão para acessar as páginas do grupo, bastando para isso acessar o link do Google Groups ou do grupo do qual participa e fazer login com seu email do hotmail ou outro qualquer (desde que o tenha registrado antes).

Como faço para registrar meu email de outro serviço?

Digamos que você tem um email do hotmail, basta acessar o Google Groups e clicar em “criar uma conta” e depois inserir o seu email no campo “login” e a sua senha logo abaixo, colocar os outros dados pedidos e clicar em “aceito”. A partir daí, sempre que quiser acessar o grupo (ou grupos) ao qual pertence, basta ir ao Google Groups e fazer login, você verá uma página onde estarão todos os grupos dos quais faz parte.

Caso tenha problemas, entre em contato com a moderação do grupo (mesmo nos grupos fechados há sempre um link para isso) e com certeza receberá auxílio.

Posso participar de quantos grupos eu quiser?

O número de grupos depende de você, mas alguns grupos exigem participação ativa, membros inativos são descartados. Se você conseguir participar ativamente dos grupos, ler e responder mensagens, pode participar de quantos grupos quiser. Mas não sei qual o objetivo de inscrever-se num grupo, não participar e não receber as mensagens.

Sou moderadora e dona de alguns grupos, e gostaria de avisá-lo de que todos os grupos têm regras, veja se concorda com elas antes de solicitar para entrar. Reclamações posteriores não adiantarão nada e poderão acarretar em um “convite” para retirar-se. Portanto escolha grupos que realmente espelhem seus interesses ou áreas que você domina, sobre as quais gostaria de receber mensagens que irá responder.

Há grupos de ensino?

Claro que com toda essa descrição fica claro que os grupos são particularmente interessantes para professores, e é essa a razão de essa postagem estar sendo feita aqui, e não em um blog sobre cinema. Nos grupos destinados à educação nós trocamos ideias, auxiliamos uns aos outros (Alguém tem uma apostila sobre pronombres personales? – por exemplo). Num grupo com vários membros ativos uma solicitação como essa será atendida no mesmo dia, e se você não é um “expert” em encontrar o que precisa na internet, ou não quer perder várias horas (ou dias) fazendo buscas, um grupo pode simplificar bastante seu trabalho.

Só há vantagens então?

Claro que como tudo no mundo, há um “preço” a pagar, se bem que eu considero esse preço bem abaixo das vantagens que se obtém. Você se beneficia das contribuições (apostilas, planos de aula, projetos, trabalhos com vídeos, quadrinhos, jogos, etc.) mas também terá que mandar os seus. Na maioria dos grupos dos quais participo como dona, moderadora ou membro comum a contribuição é obrigatória, uma apostila ou trabalho mensal ou “you’re out”.

Claro que a maioria de nós prepara “pelo menos” um trabalho mensal para seus alunos, nem que seja uma prova. Então fica fácil. Mas mesmo que você não prepare pessoalmente pode enviar alguma atividade que baixou de um site ou tirou de um livro, mas atenção: as fontes têm que ser citadas nesse caso, escanear livros ou adonar-se de trabalhos alheios não é uma boa prática e nos grupos isso não é aceito. Sempre devemos dar crédito ao autor, mesmo que tenhamos usado só uma parte de um texto.

Parece interessante?

Que tal fazer uma experiência? Sugiro alguns grupos que podem interessar, são grupos com regras bastante semelhantes às que eu acabei de descrever, mas leia-as com atenção, pode haver variações de um para outro. Visite e caso goste, peça para entrar. Se achar que vai “lotar” sua caixa de entrada, crie um email especial só para participar dos grupos, assim não irá “misturar-se” com suas outras mensagens e você poderá usar o email para “guardar” o que recebe do grupo. Se for um email do Gmail você terá mais de 7 GB para isso.

Grupos (educação) – clique no nome e visite

Professores Solidários (ensino fundamental, EJA, etc) –  milhares de membros

Troca de Atividades de Inglês (material de gramática, vocabulário, vídeos, músicas, etc) – mais de 200 membros

Cambio de Materiales Españoles (gramática, vocabulário, jogos – espanhol) – mais de 100 membros

Interpretação de Textos (trabalhos com interpretação – português, também algumas apostilas de gramática e vocabulário) – mais de 200 membros

Reading Comprehension Texts (trabalhos de interpretação – inglês, também gramática e vocabulário, vídeos e links úteis) – mais de 100 membros

Interpretación de Textos – Español (interpretação de textos – espanhol, também gramática e vocabulário, links e músicas) – mais de 100 membros

Escolha aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades, comece a participar e a trocar materiais e ideias.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: