Phonics – trabalhando fonética na aula de inglês

Minha nova “paixão” são as “phonics”, que são apostilas que trabalham a fonética do idioma inglês, que parece tão complicada para nós, brasileiros. Já preparei 3, com os sons /t/ e /th/, /s/ e /z/, /sh/ e /ch/. Coloquei no site ESL Printables e devo postar no blog SOS – Inglês online em breve, possivelmente ainda nesse final de semana. Estou adorando o novo tema, há “n” possibilidades para se trabalhar fonética em sala de aula e é uma pena que os professores de modo geral deixem esse assunto um pouco de lado, porque isso faria com certeza que os alunos se interessassem muito mais pelas aulas de inglês.

É claro que a gramática foi e sempre continuará sendo “minha primeira paixão” e foi por causa dessa paixão que acabei aprendendo tantas outras línguas estrangeiras e por fim me tornando professora de inglês e espanhol. Portanto não deixarei de postar também as apostilas de gramática, podem ficar tranquilos. Aliás estou em dívida com os leitores do blog SOS porque essa semana preparei muito material mas infelizmente não tive tempo de postar lá.

As provas finais estão chegando e tenho que preparar os alunos para elas, ou minhas próprias férias serão abiscoitadas em uma semana, que terei que passar às voltas com alunos de recuperação, doidos para se verem logo livres da escola, stress para eles e para mim. Por mais que eu considere os blogs como “um trabalho que faço com prazer”, minha primeira função ainda é de professora, portanto tenho que dar assistência aos alunos nesse momento crucial, mas assim que arrume um tempo postarei o máximo possível. Todo o material só durante as férias, pois lá tenho uma dúzia de worksheets (apostilas) mas no meu pc há mais de mil, só com o tempo mesmo.

Aos professores que me pediram dinâmicas essa semana através do formulário do Coelho da Cartola, muito em breve serão publicadas, no máximo no domingo. Como eu disse, tempo aqui está difícil de arrumar. Peçam-me mil dólares mas não me peçam 5 minutos porque o primeiro pedido fica mais fácil de atender (não que eu vá atender… mas, enfim…)

Aos professores que precisam de uma ajuda extra (sei como esse tempo nosso é corrido) com alguma coisa já pronta, não desistam de passar no SOS-Inglês online, como já disse muito em breve vou postar lá um montão de apostilas que devem ser úteis.

Um abraço e uma boa noite.

Zailda Coirano

Uma resposta

