Vídeo do YouTube na escola – tutorial

O Vdownloader faz uma busca em 12 sites e já baixa o vídeo convertido

O Vdownloader faz uma busca em 12 sites e já baixa o vídeo convertido

Eu sempre achei que seria o máximo aproveitar os vídeos que encontro no YouTube para ilustrar algumas lições, tanto para vocabulário quanto para gramática. Há verdadeiras maravilhas lá e quase tudo o que se ensina está por lá muito bem representado. Imagine então na hora de ensinar uma música, em vez de simplesmente ouvir, os alunos poderiam ver os clips de suas bandas favoritas enquanto aprendem!

Durante meses eu baixei e gravei, todos passavam só no meu DVD, nos da escola nem pensar, era sempre a mesma coisa: “unknown”. Os aparelhos de lá não reconheciam de jeito nenhum e aos poucos fui fazendo uma verdadeira coleção de DVDs em vários formatos que não passavam na escola.

Se você tem uma história parecida como a minha, e também ficava babando os vídeos do YouTube sem poder fazer nada, seus problemas acabaram, aí vem mais um tutorial que vai ensinar direitinho como você faz para baixar e gravar um vídeo do YouTube para seus alunos. Devem existir outros métodos, mas vou ensinar como eu fiz e deu certo, depois de dezenas de tentativas.

O primeiro passo é baixar o vídeo, então um excelente programa é o Vdownloader, que é um programa gratuito. Assim que você baixar, clique para abrir, rode em seu pc e vá ajustando as configurações conforme suas necessidades. Defina idioma e a pasta onde os seus vídeos baixados ficarão, para não correr o risco de baixar e não saber onde foi parar. Assim que terminar a instalação o programa vai abrir.

O programa na verdade não baixa só vídeos do YouTube, baixa de 12 sites diferentes, inclusive YouTube. Você tem várias opções:

– Fazer uma busca por palavras – nesse caso o programa irá procurar vídeos nos 12 sites e você verá uma lista com todos eles, você poderá navegar por eles e escolher exatamente o que quer.

– Colar um link – se você já tem o endereço do vídeo que quer, basta colar o link, que o programa vai baixar para você. Você encontra o link dos vídeos do lado direito, bem debaixo do nome do membro e descrição do vídeo. Se quiser usar esse processo, basta clicar no link, dar um ctrl c e depois colar no canto superior do pograma Vdownloader.

Depois de escolher o vídeo, defina  o formato em que você quer o vídeo. Sim, meus amigos, o programa já baixa o vídeo convertido no formato que você quiser, portanto selecione “AVI”, que toca na maioria dos DVD’s. Depois clique no vídeo que escolheu (no caso de ter feito uma busca no programa) e dê OK.

Assim que terminar, seu vídeo estará na pasta em que você escolheu para baixar na hora em que instalou o programa, lembra? Agora você vai gravar e é muito importante fazer a coisa certa agora, senão não toca.

Eu usei o Nero para fazer isso, mas você pode usar outro programa. Para gravar você vai usar um CDRom (CDR), não precisa ser DVD. Insira no compartimento, abra o Nero (ou seu programa), selecione “gravar CD” e nas opções que aparecem escolha “gravar CD de supervideo”.

Adicione o vídeo que baixou e depois vá seguindo os passos da gravação do Nero. Dependendo dos vídeos que você escolher o Nero pode avisar que a maioria de seu material está em PAL, e você deve escolher sim, que quer converter tudo para esse sistema. O Nero irá criar uma “interface” com o vídeo (ou vídeos) que você selecionar. Na hora de tocar no DVD você não vai dar “entra”, digite no controle o número correspondente ao vídeo e – surpresa! – ele irá tocar! Também dá para navegar no menu, usando o mesmo processo que você usa para navegar no menu de um filme.

Estou gravando uns CDs assim para meu filho e cabem até 8 clipes, dependendo do tamanho, em cada CD. Pronto, acabaram-se os seus problemas. Se tiver alguma dúvida, coloque seu comentário que responderei o mais rápido possível.

DOWNLOAD DO VDOWNLOADER

Download do Nero (versão mais recente para testar)

Leia também: Ensinando pela Internet

assinatura

Anúncios

Uma resposta

  1. […] também: Vídeo do YouTube na escola – tutorial Tags: arquivos, doc, docx, pdf, tutorial, […]

%d blogueiros gostam disto: