O que colocar no boletim?

boletim-escolar

A leitora Cleide Helena pede ajuda com algum texto para colocar no boletim de seus alunos, destacando a importância do estudo. Sua preocupação me parece muito oportuna, porque nem todos os professores têm a consciência de que o boletim é um “termômetro” do desempenho do aluno, um documento de suas ações e de seu comportamento dentro da escola e que não deve ser preenchido aleatoriamente.

As informações contidas no boletim devem ser a exata expressão da realidade do aluno e ao preenchê-lo devemos ser o mais justos possível e também tentar não ferir suscetibilidades desnecessariamente. Há formas e formas de se dizer a mesmíssima coisa e devemos escolher sempre a mais branda (quando a observação for ruim) ou a mais superlativa no caso de termos boas informações.

Um aluno regular que tem um desempenho um pouco melhor no bimestre, ou que apresentava um determinado problema (conversando durante a aula, por exemplo) e que após negociação ou notificação aos pais deixou de fazê-lo deve ter isso registrado em seu boletim: “Fulano está com comportamento excelente, prestando atenção e participando ativamente.”

Dê feed-back aos pais, não se preocupe apenas em comentar os problemas, aponte soluções: “Beltrano está apresentando dificuldades na hora da leitura. Estou enviando em anexo alguns textos para que ele leia em voz alta pelo menos 3 vezes por semana, para ajudá-lo a superar essa dificuldade.”

Se você usa o boletim para avisar de problemas, use-o também para notificar sua resolução e também (mais ainda) para elogiar o bom comportamento. “Sicrana faz os deveres em dia, capricha no caderno e está sempre atenta. Parabéns.” Mesmo que a nota não seja das melhores, com certeza os pais a incentivarão dali para a frente e ela se sentirá estimulada a manter ou melhorar o comportamento para obter mais elogios e mais a aprovação dos pais.

As crianças e mesmo os adolescentes querem ter a atenção dos pais e professores, se não lhes damos atenção quando fazem algo bom (porque consideramos que estão apenas cumprindo uma obrigação) poderão tentar chamar nossa atenção com agressões e mau comportamento.

Quanto à leitora que me pediu a sugestão, aí vão algumas citações de pessoas famosas que podem servir para colocar no boletim de seus alunos:

“O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios.” (Michel de Montaigne)

“O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana.” (François Guizot)

“O estudo é glorioso, primeiro porque purifica os costumes dos homens, segundo porque proporciona o benefício da cultura.” (Cassiodoro)

“As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.” (Aristóteles)

Espero ter ajudado.

Zailda Coirano

Leia também: Reunião de pais – uma ajuda extra

Anúncios

Uma resposta

  1. […] suas ações e de seu comportamento dentro da escola e que não deve ser … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

%d blogueiros gostam disto: