Use música para ensinar idiomas

A música pode ensinar, revisar ou introduzir vocabulário e gramática.

A música pode ensinar, revisar ou introduzir vocabulário e gramática.

A maioria das pessoas gosta de música e se você tem uma classe de adolescentes que tem problemas de motivação e atenção, com certeza a música será um caminho mais curto e fácil para atingir o objetivo de ensinar um idioma.

Alguns colegas costumam usar música aleatoriamente, apenas para satisfazer os alunos ou para encher o tempo, o que eu acho um desperdício porque se trabalhadas adequadamente as músicas são um filão inesgotável de novas idéias e recursos para ensinar, com a vantagem de por si sós já prenderem a atenção dos alunos.

Depois que descobri que mais da metade dos meus alunos estão fazendo curso de inglês para entender as letras das músicas que curtem, ficou fácil descobrir uma forma de prender a atenção deles. Naturalmente que cada um de nós tem um calendário a cumprir e muita informação a passar, mas essa aula pode ser usada para reforçar alguma matéria, revisar o que será exigido na prova ou para introduzir assuntos novos.

Tenho alguns colegas que sempre iniciam uma lição nova com uma música e obtêm resultados excelentes, prometo que em breve vou disponibilizar aqui alguns lessons plans iniciando lições novas com músicas.

Na verdade o que nos importa mais é a letra, que nos levará a trabalhar vocabulário, conversação, gramática ou leitura. Sim, dá para fazer tudo isso com música, e é claro que também melhorando a compreensão auditiva dos alunos – e sem fazer muita força.

Como escolher uma música

Para se adaptar perfeitamente ao que você está ensinando, quer rever, reforçar ou introduzir, a primeira providência é escolher cuidadosamente que música usar. Eu particularmente uso um método simples: vou a um site como o Vagalume (ou outro que forneça letras de músicas), e faço uma busca usando “trecho”. Digito duas ou três palavras do que estou procurando (como por exemplo: “I wish”). Logo vão aparecer dezenas ou centenas de músicas e você pode ir filtrando. No caso de minha busca eu digitei isso porque quero trabalhar com “wish-clauses”.

Você vai então escolher dentre as dezenas que aparecerem aquelas que têm o que você quer. Vá então à letra completa, geralmente há um vídeo para ouvir, se não houver entre no YouTube e digite o nome da música na busca, é quase certo que vai achar. Se não achar, esqueça. Sinal de que não é muito conhecida.

Vá ouvindo e procurando até achar aquela que mais agrada. Para baixar a música, entre em sites que permitam fazer downloads como o 4Shared (há milhares de boas músicas lá, basta fazer uma busca detalhada) ou fazendo buscas no Google. Você também pode fazer o download do vídeo do YouTube, depois converter e gravar um CD.

Se você tem um compartilhador de arquivos fica mais fácil, se não tem e quer baixar, recomendo o Emule ou Shareaza. Aí é só dar uma busca e pedir para fazer download, em poucos minutos ela já estará no seu computador.

Como usar

Há diversas formas de usar uma música, em primeiro lugar procure fazer um texto atraente, cole fotos do cantor, símbolos de música, etc. Comece conquistando o aluno pelo visual do seu trabalho. Em segundo lugar, não coloque apenas a letra. Faça gap filling, troque palavras de lugar, faça unscrumble, wordsearchs, crosswords. Crie exercícios de gramática, vocabulário, fonética. No site Lesson Writer você se registra em poucos segundos, copia e cola um texto ou uma letra de música em inglês e em poucos segundos o site cria automáticamente vários exercícios diferentes.

O site sugere exercícios de gramática, vocabulário, fonética, compreensão de texto, etc. Você escolhe o que quer e configura para imprimir. Você também pode adicionar umas palavras cruzadas ou wordsearch (que eles adoram) e já tem material para pelo menos 1 hora de diversão e aprendizado.

Leia também: Cenas de filme em sala de aula

Anúncios

Uma resposta

  1. olá me chamo arnold jordan sou professor de musica e quero aprender as formas melhoras de ensinar os meus alunos,que seja de forma praserosa…me respondam ou me deem sugestoes

%d blogueiros gostam disto: