Dinâmicas para sala de aula – que tipo você quer?

Estou postando várias brincadeiras e dinâmicas para sala de aula no blog Coelho da Cartola, sinta-se à vontade para pedir o tipo que gostaria: para apresentação dos alunos, para trabalhar gramática, matemática ou qualquer outra coisa. Tenho várias idéias para colocar em prática, muitas que eu já usei mas ainda não postei e outras que estou adaptando ainda.

Você pode pedir aqui por comentário, ou diretamente por email ou ainda diretamente no blog Coelho da Cartola.

Leia também: Dinâmica de grupo: o que você pretende com isso?

106 respostas

  1. gostaria de idéias para melhorar a aula de educação física,no ensino fundamental 1 e atividades que possa realizar.
    turmas de 1° a 4° série. ou site que possa criar atividades variadas para que a aula não seja monota.
    desde já agradeço..bjsss!!

    1. Olá Juliana, muito interessante a sua questão, aguarde uma postagem amanhã a esse respeito.
      Um abraço.

  2. Aline Cocco Portella

    Gostaria de dicas de dinâmicas que pudessem ser aplicadas nas aulas de português do ensino médio, parao primeiro dia preferencialemte.
    Obrigada

    1. Olá Aline!
      No site Coelho da Cartola há diversas dinâmicas para o primeiro dia de aula e tenho certeza de que uma delas pelo menos deve te agradar.
      Um abraço.

    2. ola. estou procurando uma dinamica em grupo para apresentar na sala de aula sobre o tema educação e comunicação para o dia 21/05/09

  3. olá gostaria de poder contar com sua preciosa ajuda para desenvolver dinamicas em sala com alunos do ensino medio.

    1. Olá
      Com todo prazer, mas você já deu uma olhadinha no blog Coelho da Cartola?
      Um abraço

    2. olá

      Para o ensino médio, um bom dinamismo e conscepções pedagógicas bem aplicadas, fazem mudar a póstura direcional cognitiva fazendo com q os alunos percebem a firmesa e segurança do professor, quanto ao método.
      Dinâmica de atenção:

      Crie uma roda com os alunos e alunas na sala.
      Pede para Cada um falar 2 qualidades, uma negativa e positiva.
      no final vc escolhe o aluno que falou e pede para ele falar as qualidades de pelo menos 4 colegas diferentes. Confirme se estar realmente certo….
      Pergunte o que os alunos acharam…
      Se houve aluno que acertou faça dele um aluno especial.
      Para Quem não acertou(qualquer um) pede para ele falar uma frase alegre construtiva.(somente às sós com a professora). Faça com ele fale para cada um dos colegas em termo de rodízo(telefone sem fio)
      No final comente o objetivo da dinâmica:

      ” Fazer valor as suas qualidades”
      ” Não ouvir , ou ter certeza do que as pessoas falam informações duvidosas”(fofoca)
      ” Viva com alegria e traquilidade.

      Sou universitário, faço Matemática a distãncia na FTC, em Salvador.
      Tenho 23 anos. Estudei na Fundação Bradesco (2ºgrau).
      Essas dinâmicas trazem perfis pedagógicos, mas quase todos eles não
      objetivam a construção pessaol, mas sim fz o estudante construir um aprendizado com congnição;poucos são……………….

  4. eu dinamica legal q ajude a ineragir com a no termo de amizade

  5. gotaria de dinamicas para trabalhar com turma de eja (alfabetização)

    1. Olá Ana Paula
      No blog Coelho da Cartola você encontra algumas dinâmicas voltadas para crianças nessa fase.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço

  6. gostaria de dinâmicas para serem aplicadas em salas de aula de ensino fundamental (¨6 ano ao 9 ano) na disciplina de ciências ou qualquer outra para omesmo público

    1. Olá
      Sugestão anotada, aguarde para breve no Coelho da Cartola. Hoje publiquei algumas sugestões para aplicar nas aulas de História, talvez alguma possa ajudar.
      Um abraço!

  7. Gostaria de dinamicas de grupo sobre a escolha das profissões para fazer com alunos de ensino médio que estão se preparando pro vestibular.

    1. Olá
      O assunto é extenso e muito vago. Você poderia me enviar uma lista de palavras para criar o jogo?
      Envie para meu email, zaildacoirano@gmail.com
      Um abraço

  8. Olá Boa tarde … Gostaria de contar com sua ajuda e/ou conselhos, tenho um seminário a apresentar na semana que vem, dentro da dinâmica tenho que contar histórias, gostaria de saber se você tem alguma que possa contar e que faça os acadêmicos interagir… são 3 tempos de aula das 19:40 as 22:10 então a história tem que ser bem envolvente, a dica que ela deu é que a história tem que ser em RPG.

    Sem mais. Obrigado

    1. Olá Marcos
      Eu tenho que saber qual é o assunto, assim poderei indicar alguma, tudo bem?
      Espero um contato seu.
      Um abraço

  9. O assunto é esse mesmo “Histórias”….

  10. Olá gostaria de aulas dinamicas para trabalhar Geografia dos Estados Unidos..
    desde já Agradeço.

    1. Olá
      Engraçado que eu estou com um projeto exatamente sobre isso, nos próximos dias vou publicar, ok?
      Um abraço

  11. Preciso de jogos e atividades dinâmicas para a Educação de jovens e Adultos.Por favor, me envie.

  12. Vandéia Tesch Lobão

    Preciso de dinâmica ou atividade visualpara apresentar sobre o uso da crase.
    Estarei demonstrando dia 15/04/09.
    Desde já agradeço a atenção.

  13. Oi! Gostaria de uma dinâmica bacana para ser usada em adultos, algo para quebrar o gelo da sala, para que todos percam a vergonha e o receio de se soltar na sala.

    1. Olá
      Há várias dinâmicas assim no blog Coelho da Cartola, eu recomendo as que usei para primeiro dia de aula, todas com o objetivo de integrar o grupo e promover a descontração.
      Um abraço

  14. Ivete Rocha Rafael

    Gostaria de ideias e atividades para melhorar as aulas de educação física do ensino fundamental do 6º ao 9º ano ou um site onde eu possa encontrar atividades,textos,nomes de videos e outras novidades para que as aulas fiquem diferenciadas e mais atraentes.
    Desde de agradeço.
    Um abraço.

    1. Olá Ivete, eu publiquei no blog Coelho da Cartola algumas idéias para tornar a aula de educação física mais interessante.
      Um abraço

  15. Olá… eu precisa de uma atividade dinâmica para aplicar na aula de Sistema ABO – Biologia no Ensino Médio.

    Quem puder me dar uma dica… eu agradeço

    pode mandar qualquer coisa no meu e-mail
    leticiatavares-@hotmail.com

    Obrigada

  16. Gostaria de vê dinamicas de motivacao para alunos do ensino médio, pois os alunos da escola onde trabalho (principalmente os do 3º ano, justamente os q vao fazer vestibular esse ano) estao mto desmotivados para estudar.

    Outra q gostaria de vê é como trabalhar valores (solidariedade, companheirismo) com alunos de 6º ano.

    quem poder m ajudar mande email para este endereço: crisbrito-85@hotmail.com

    agradeço mto qm poder m ajudar.

  17. Oi! Boa Noite! Sou estagiária em Língua Portuguesa e gostaria de algum material, ou sugestões para trabalhar com alunos de 6°, 7º, 8º e 9º ano. Algo dinâmico, interativo para que eu conseguisse prender a atenção dos alunos de forma produtiva.
    Desde já, obrigada.

  18. Por favor, envie para este email saraiva.daiane@bol.com.br

  19. Olá sou estagiário de nutrição, tenho que apresentar uma dinâmica relacionada a cirurgia bariátrica ou obesidade…
    quem puder me ajudar agradeceria.
    =D
    envie para este email

    tobias12_@hotmail.com

    Obrigado

  20. OI, SOU ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA E PRECISO APRESENTAR UMA DINAMICA RELACIONADA COM O TEMA ” PENSAMENTO PEDAGOGICO ILUMINISTA. POR FAVOR ME AJUDE…

  21. Bom dia,
    Gostaria de dinamicas para aplicar numa sala de aulas de adultos.
    Abraço!!!

  22. ola. gostaria de ideias e dinamicas para aulas de historia no ensino medio. Obrigada.

  23. Oi!
    Tenho que apresentar junto com o meu grupo(6 componentes) um trabalho de geografia sobre união europeia, faço 2º ano do ensino médio, e para o assunto não se tornar muito chato por que é extenso, pensamos em fazer uma dinamica com a turma! O problema é que não sabemos como bolar uma coisa bem legal! Vc tem algumas ideias de dinamicas que possamos utilizar para explicar esse assunto!? obrigada…

    1. Olá
      Há várias sugestões de dinâmicas no blog Coelho da
      Cartola,
      espero que alguma delas seja útil.
      Um Abraço
      Zailda Coirano

  24. Boa noite Zailda! gostaria de saber se você tem algum método, seja dinâmicas, contos ou outras opções sobre os assuntos que tenho q abordar com os meus alunos de 7ª e 8ª série do ensino fundamental com os temas, saude n escola e o fantastico mundo do marketing, ficaria muito grata com a sua ajuda!
    Um abraço e aguardo resposta

    1. Olá
      Estou em semana de provas com os alunos, portanto meio de “recesso” nos
      blogs, mas a partir da semana que vem publicarei várias dinâmicas que já
      estão quase prontas, só falta o tempo para publicar.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  25. estrovertido

  26. Olá!
    gostaria de uma dinãmica para fazer em uma apresentaçaõ do meu projeto integrado na faculdade, que seja para educação de jovens e adultos(eja) preciso dessa dinâmica até esse final de semana.
    Desde já eu agradeço.
    Obrigada!
    Adriana

  27. TAMBÉM GOSTARIA DE DINÂMICAS.ILCADIAS@HOTMAIL.COM

  28. Olá !!Gostaria de algumas brincadeiras para usar na aula de portugues que envolva a gramatica.
    obrigada desde já!

  29. é o meu primeiro ano de aula no ensino médio, ministro aulas de historia, arte e geografia, mas eu não tenho muita didática e nem dinãmicas. então gostaria ter uma ajuda nesta questão.

    1. Oi Basta entrar no blog Coelho da Cartola, que tem um formulario especialmente para voce especificar exatamente o que quer, em uma semana te envio. Zailda Coirano

  30. Ola, gostaria que vc me desse algumas ideias para trabalhar com pre adolescentes de 12 a 14 anos…Estou passando aperto pois eles querem coisa diferente…Se for possivel me manda um email:larissadvl@hotmail.com.Desde ja agradeço

  31. oi, voce é a solução dos meus problemas, eu tenho 1 seminario, sobre analises sociologicas das tendencias pedagogicas progressistas e conservadoras, e minha prof. quer que façamos dinamicas que envolvam a turma, a disciplina é sociologia, se você puder me ajudar eu te agradeço. se for possível uma resposta rápida, desde já agradeço.

  32. Gostaria de receber propostas de dinamicas de ingles para aprendigem mais rapida dos alunos de 5ª a 8º série
    obrigada

    1. Olá Gisele
      Por favor, peça a dinâmica pelo formulário do site Coelho da Cartola, assim terei todos os dados necessários para atendê-la.
      Tenha uma boa noite.
      Zailda Coirano

  33. dinamica relacionada a ideologia,para trabalhar com alunos de5 a
    8.

  34. Olá..rs
    Sou aluno de enfermagem, estou precisando apresentar uma dinâmica relacionada a nutrição se poder me ajudar serei muito grato!
    Se poder, mande para esse e-mail aqui por favor!!!

    arcanjor21@hotmail.com

    Agradeço pela atenção
    .
    Tenha um exelente dia.

  35. Olá..rs
    Sou aluno de enfermagem meu grupo e eu temos ki presentar uma dinâmica relacionada a nutrição, nosso grupo e composto por 5 pessoas comigo se poder nos ajudar seremos muito gratos!
    Se poder, mande para esse e-mail aqui por favor!!!

    arcanjor21@hotmail.com

    Agradeço pela atenção
    .
    Tenha um exelente dia.

  36. Ola,
    Solicito ajuda de todos rsrsrs
    Estou precisando d uma dinâmica para uma aula de estágio, Disciplina Portugês, 7º ano.
    Aguardo Retorno,
    Bjusss

  37. GOSTARIA QUE ME ENVIASSE DINAMICAS PARA TRABALHAR COM JOVENS E ADULTOS DE 18 A 29 ANOS- EJA- VOLTADOS A BIOLOGIA-OBG

  38. Gostaria de sugestões de dinâmicas para trabalhar em sala do ensino médio, com a disciplina de historia. Obirgada. Sugestões de projetos tbém.

  39. gostaria que me enviasse dinâmicas para trabalhar com o EJA, pois estou estagiando a poucos dias, e sinto o desejo de tornar as aulas mais divertidas. Vejo a necessidade de motivar os alunos, pois o índice de evasão é muito grande. As dinâmicas são para todas as matérias. Obrigada!

  40. PRECISO DE AULAS DINAMICAS DE HISTORIA, O BRASIL NA ERA DAS MAQUINAS, OS PERIODOS DEMOCRATICOSE A CIDADANIA NO BRASIL DE HOJE…OBRIGADA

  41. Gostaria de aprender dinâmicas para minhas aulas de Inglês com alunos de 1º a 4º serie do ensino fundamental 1

  42. estou me formando para missionaria urbana e meu ministerio e trabamhar com jovem e adultos, mas nao tenho com comessa pois so conheço o metodo do alfalit da dra.luiza garcia de gonzalez se poder mande algumas dicas pis sera de gande ajuda, tais como quantos alunos eu posso ter em sala minha postura diante deles duraçao da aula o material usado enfm …. obrigado

  43. gilmara magalhaes lima

    Queria muito que vc me ajudasse vou dá uma aula para ensino médio ,sobre linguagem e comunicação na area da psicologia.
    queria inicia como uma dinamica o que vc me sugere???queria isso até amanhã se possivel é claro. de ja agradeço.Gilmara

  44. Kelly Christine F. V. Frota

    Queria algumas dinâmicas para minhas aulas de literatura do ensino fundamental .(6ª série) .O que vc me sugere?????
    Se possível p/ essa semana.
    Agradeço , Kelly.

  45. Gostaria de trabalhar dinamicas com o ensino médio na matéria de espanhol, gostaria de poder passar algumas regras de maneira mais descontraida… Otima tarde a todos!

  46. Olá, eu sou uma aluno que está cursando o 2º ano do ensino médio, meu professor quer fez um trabalho que separou em grupos a turma e a cada um ele deu uma situação que deveriamos solucionar, no meu caso eu sou diretora de uma escola e preciso lidar com a indisciplina dos alunos, assim decidi fazer uma gincana para mostrar que ao sair das regras haverá consequências ruins, que algumas regras são boas para manter a ordem. Porém não sei a manaira de fazê-la, peço ajuda.

    1. Olá Jéssica!
      No blog Coelho da Cartola há uma gincana entre as brincadeiras publicadas, espero que ajude.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  47. deonice amorim putencio

    16-09-09 OLA ZAILDA COIRIANO PRECISO DE UMA DINAMICA NA LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA PARA QUE MINHAS AULAS TENHAM MAIS RESULTADOS COM OS ALUNOS.

  48. deonice amorim putencio

    16-09-09 OLA ZAILDA COIRANO PRECISO DE UMA DINAMICA NA LINGUA INGLESA E LINGUA PORTUGUESA PARA QUE MINHAS AULAS TENHAM MAIS RESULTADOS COM OS ALUNOS.

  49. quero uma dinamica para aula de história sobre a abolição da escravatura que movimente a sala, 5 a 8 serie…

    1. Olá
      Visite o blog Coelho da Cartola, lá há um formulário para pedir sua dinâmica.
      Um abraço

  50. olá gostaria de uma dinâmica para alunos do ensino médio, onde esse soltem-se mais na aula. Faço letras e vou iniciar o meu estágio final e não queria começar dando aula de cara. Fico grata se poder me ajudar.

  51. sou estudante de enfeermagem, terei quer apresentar um trabalho para alunos de ensino medio, mais especificamwnte para alunos do terceiros ano. o tema é sustentabilidade ambiental, mas teremos que focar em saneamento basico e preciso de uma dinamica urgente. obrigada

  52. por favor se possível, gostaria de algumas dinâmicas para alunos do ensino médio para poder mudar um pouco as minhas aulas

    1. Larissa, vc. vai encontrar muitas no blog http://coelhodacartola.blogspot.com Zailda Coirano

  53. oi gente!!
    eu preciso urgentemente de uma dinamica que eu possa fazer sobre poder e politica, para um trabalho de sociologia.

    1. Oi Luiz: Visite o blog http://coelhodacartola.blogspot.com, encontrar vrias dinmicas, espero que ajudem. Zailda Coirano

  54. Li algumas das dinamicas que passsou a outros professores, parabens, acredito ter ajudado. preciso de dinamica para trabalhar com o conteúdo de Geografia, como por exemplo paises americanos com economias baseadas em produtos primarios, (ensino fundamental), tenho tido muitas dificuldades para trabalhar esses conteúdos, pela idade, por serem adolecentes e o conteudo, ser muito texto, e ao mesmo tempo cansativo, repetitivo.
    abraço.

    1. Oi Herlane: Visite o blog http://coelhodacartola.blogspot.com, com muitas dinamicas, talvez encontre uma que possa adaptar. Vou anotar seu pedido e publicar alguma coisa no Coelho. Zailda Coirano

  55. ola, sou estudante, curso o 02º do ensino medio, minha professora de lingua portuguesa me deu um trabalho sobre dinamica contendo as novas regras da lingua portuguesa, gostaria de algumas sugestões se possivel por favor me reponda. desde ja agradeço. obg…

  56. Zailda, estou um pouco preocupada com alguns alunos do 9ºano ao qual dou aula e gostaria de lhe pedir algumas ideias de dinâmicas para trabalhar com a turma. Certa de que receberei resposta, desde já agradeço!

    1. Michele, Envie email com mais detalhes. Zailda Coirano

  57. Zailda,

    onde eu trabalho não tenho acesso à blogs.
    Estou no 2º Ano do Ens. Médio e tenho um trabalho de Literatura, sobre Afonso Guimarães, meu grupo tem que dar uma aula sobre esse autor, aí, pra não ficar cansativo, a gente só lendo lá na frente… eu tive a ideia de nós passarmos a biografia do autor, e fazer uma atividade dinâmica pra fixar o conteúdo! Se você tiver uma ideia, responda no meu hotmail: thata.iis@hotmail.com

    Obrigada!

  58. Gostaria de dicas de dinâmicas que pudessem explicar de forma prática o que é Associação..

    Obrigada

  59. Gostaria de uma dinâmica para explicar as alunos de forma prática o que é Associação…
    OBRIGADA!

  60. Gostaria que você me enviasse um tipo de dinâmica a ser aplicada em sala de aula na disciplina de sociologia, ou seja, uma dinâmica que interaja professor versos aluno, que todos se sintam bem no primeiro dia de aula.

  61. Olá!
    Se possível gostariade algumas dicas suas…
    Dou aula de Gestão e o exercício da profissão na saúde para Técnicos em Saúde Bucal,queira idéias de dinâmicas em sala de aula,posso contar com você?
    Desde já agradeço sua atenção.

  62. ola,
    gostaria de uma dinamica p ser aplicada em sala de aula p alunos de 1° à 3° ano do ensino medio, no primeiro dia de aula..
    obrigada
    abraços a todos
    as sugestões podem ser enviadas p meu e-mail.

    joelmajcnm@yahoo.com.br

  63. maria tereza g. ferreira

    gostaria de material (aulas) de arte para o ensino medio muito obrigado

  64. Preciso de umas idéias de aulas interessantes e dinâmicas para minhas primeiras aulas de inglês…estou sem idéias e quero atividades lúdicas.

  65. Ola gostaria de algumas ideias para melhorar as minhas aulas de historia(6º ao 9º ano).Obrigada

  66. gostaria de dicas para aulas de artes bem dinamicas

  67. quem tiver dicas para aulas de artes no ensino medio,envie para meu email . ivonilde25@gmail.com

  68. Rita de Cássia Nascimento

    Olá, Zilda Coirano.

    Estou precisando de umas dinâmicas para ensinar gramática em língua portuguesa, pois, sintos que as aulas estão muito massantes.
    Leciono para o fundamental II.

    Desde já fico muito grata.

  69. Gostaria de aplicar com os meus alunos do 4º ano do ensino fundamental uma dinâmica no seu primeiro dia de aula. Obrigada pela sua atenção.

  70. Gostaria de receber material sobre geografia na educação de EJA do 6º ao 9° ano, inclusive dinámicas.
    Obrigado.

  71. Gostaria de receber material sobre geografia na educação de EJA do 6º ao 9° ano.
    Obrigado.

  72. rousemeire silva mamona

    Gostaria que me fossem enviadas dinâmicas para serem realizadas na sala de aula no primeiro dia de aula.

  73. A todos os que estão pedindo dinâmicas e atividades para o primeiro dia de aula:

    Por favor, acessem o blog “Coelho da Cartola” http://coelhodacartola.blogspot.com

    Lá encontrarão as dinâmicas e atividades que estão procurando e também para sugerir algumas caso não encontrem o que procuram.

    Agradeço a compreensão de todos.

    Zailda Coirano

  74. Gostaria de algumas atividades para poder me ajudar a dar aula de Artes, pois acho esta com muita mesmisse.
    DESDE JA ABRIGADA

  75. Boa Tarde!

    Gostaria de receber algumas orientações de se trabalhar dinâmicas de português na área de gramática pois estou dando aula num cursinho e gostaria que além de aprenderem meus alunos passem a gostar mais da língua portuguesa.

  76. ola estamos preste a voltar as aulas, gostaria que enviasse dinâmicas em grupo para uma melhor acolhidas dos pequenos do 3 ano( antiga 2 série).
    Um grande abraço

  77. GOSTARIA QUE ME ENVIASSE DINAMICAS PARA TRABALHAR COM JOVENS E ADULTOS DE 18 A 29 ANOS- EJA- VOLTADOS A BIOLOGIA-OBG
    Responder

  78. eu sou professora do brasil alfabetizado, e queria saber como deixar a aula mais dinamica.

  79. Olá Zailda, gostaria de saber qual dinamica usar com os meus alunos no primeiro dia de aula, desde ja agradeço.

  80. Olá Zailda eu gostaria de saber qual material didático que devo usar no primeiro dia de aula do 3º ano do ensino fundamental.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 135 outros seguidores

