Palavras cruzadas com o vocabulário das lições

Já postei aqui sobre o programa para fazer suas próprias palavras cruzadas com o vocabulário que você quer trabalhar com os alunos. Os adolescentes principalmente adoram as palavras cruzadas, e quando feitas em grupo fazem com que os alunos mais “sabidos” ajudem aqueles que têm mais dúvidas.

Mas aí você pode pensar que é difícil, que seu computador não vai aguentar a instalação de um programa ou que você não leva jeito pra coisa. Tudo bem, não há problema. Caso você tenha aí uma lição com muito vocabulário para trabalhar (seja de ciências, geografia, história, ou o que for) envie-me por email (que está aí ao lado, na barra lateral) que eu irei atendendo na medida do possível.

Naturalmente que se eu for atender a todos os pedidos vou ficar o tempo todo só fazendo isso, e eu também tenho que cuidar dos meus alunos, então eu me proponho a preparar e postar aqui – prontinha para imprimir e usar a primeira que me chegar aqui de cada matéria. (Exemplo: uma de história, uma de geografia, uma de inglês, etc).

Também vou postar aqui um passo a passo para você não ter dúvidas na hora de fazer as suas, personalizadas. Praticamente qualquer lição pode ser trabalhada dessa maneira (personagens históricos, acidentes geográficos, gramática de qualquer língua, etc).

Se você tem aí uma lição com bastante conceitos e caso queira, envie-me o mais rápido possível e eu prometo que estará no ar ainda essa semana. Mas envie logo, porque só vou publicar uma de cada matéria, ok?

Leia também: Sua apresentação no primeiro dia de aula

8 Respostas

  1. Olá td bem?
    Achei a idéia muito interessante! Sempre preciso fazer e uso ferramentas do office que dão mto trabalho.
    Poderia me passar o nome do programa?

    Obrigada.

    1. Adriana, você pode baixar o programa no site Eclipse Crossword, ok? Caso precise de orientação, consulte o site Professor-net, com dicas para otimizar o uso da internet.
      Um abraço!

  2. Sou professora de Lín Portuguesa Ens. Fund e Médio. gostaria muito de palavra cruzada sobre o Pré-modernismo

    1. Anotado Izabel, em breve aqui, ok?
      Visite que até domingo estará no ar.
      Abraço.

  3. Zailda, eu baixei o programa mas nao sei mexer em nada…nao sei montar nem sei quais opçoes escolher..será q tu poderia fazer um tutorial? ensinando desde abrir o progrma e aonde clicar pra ir montando? tu vai faznendo e dando pintscreen depois cola aqui pq assim poderemos montar o nosso baseando no q tu faz ai..
    desde já agradeço a atenção..
    vou salvar essa pagina pra ver tua resposta senao me perco depois..

    1. Olá
      Gostei da sua idéia, vou fazer um tutorial sim, ok?
      Um abraço

  4. Gostei da idéia do tutorial.

