Socorro! As aulas vão começar! E agora?

Tudo bem que todo mundo sabe que você é um excelente profissional e que dedica-se ao máximo aos seus alunos, mas esse ano deu bobeira, foi viajar está voltando hoje,  e só nesse momento se deu conta de que o início das aulas está aí e não preparou nada ainda. E agora?

Para prevenir esse tipo de ‘tombo sem paraquedas’ de volta à realidade, antes de sair de férias em dezembro eu já deixo preparado o que vou fazer na primeira aula do ano seguinte, ou pelo menos a maior parte, já que estou no embalo de final de ano e com a cabeça cheia de idéias. Mas para você agora não dá mais, mas já fica a sugestão para o próximo ano.

E para este ano agora, que é mais urgente, em primeiro lugar não se desespere, para tudo há um jeito. Sugiro para começar uma dinâmica, claro, mãos à obra preparando umas fichinhas para seus amigos entrevistarem uns aos outros como descrevi aqui no blog na postagem “Dinâmica de grupo – o que você pretende com isso?” ou outra dinâmica qualquer (há várias sugestões no blog Coelho da Cartola e mesmo aqui no blog na tag Dinâmicas).

Depois da dinâmica você pode fazer uma revisão da matéria do ano passado, é sempre bom para refrescar a memória dos alunos antes de apresentar coisa nova. Se tiver tempo e material disponível faça um resumo numa cartolina com pincel atômico, se tiver dotes artísticos vale desenhar.

Com a sua cartolina vá fazendo perguntas aos alunos, você pode levar balas e promover uma espécie de ‘Quiz’, tipo show do milhão, recorte uns pedaços pequenos de cartolina com valores de 1 a 10 e vá dando aos alunos conforme a dificuldade da pergunta. Antes de perguntar faça como num show, diga ‘essa pergunta vale…. pontos’.

Ao final troque as fichas dos alunos por balas (não custa caro, um pacotão você encontra numa loja de 1,99 com facilidade). Lembre-se que o valor material não importa muito, eles gostam de competir e ganhar alguma coisa.

Quanto à matéria nova, digite e imprima os principais tópicos – se não der tempo tire xerox mesmo – corte em partes iguais.  Divida os alunos em grupos, entregue um parágrafo ou dois da matéria nova a cada grupo e peça a cada grupo que analise o parágrafo recebido . Após um tempo estabelecido por você cada grupo apresenta suas idéias, que você vai corrigindo e perguntando aos outros grupos se concordam e porque.

Promova o debate, acrescente explicações e informação adicional. Dê uma aula dinâmica e diferente – e prepare a próxima como sempre fez.

Boa sorte!

Leia também:

Dinâmica de grupo – o que você pretende com isso?

Uma aula mais dinâmica e interessante

Dinâmicas, jogos e brincadeiras no blog Coelho da Cartola

2 Respostas

  1. estava realmente perdida,tenho uma turma dificil.educação de adultos.adorei o socorro.parabens

  2. Adorei a ideia e já mudei a minha 1ª aula seguindo seu cronograma. Acrescentei após apresentação da matéria nova uma entrevista com um aluno do ano anterior.(um do 7º vai para o 6º)para eles tirarem suas dúvidas…

    Abraços e parabéns para o blog(já add nos meus favoritos)

%d blogueiros gostam disto: