Dinâmica de grupo – o que você pretende com isso?

Antes de decidir-se por aplicar uma dinâmica de grupo é importante definir o que você pretende com isso. Hoje virou moda fazer uma dinâmica no primeiro dia, mas algumas não se sabe exatamente para que fim servem. Se você faz a mesma dinâmica entra ano e sai ano, que tal mudar e fazer alguma coisa diferente? Ou se todos os professores da sua escola fazem mais ou menos a mesma coisa, por que não fazer alguma coisa diferenciada?

Se tudo o que você pretende é fazer com que os alunos se conheçam um pouco mais, ou você quer conhecê-los melhor, fazendo uma ‘fichinha’ com alguns dados e entregando aos alunos, pedindo que entrevistem os colegas pode resolver, e eles vão gostar da atividade. Depois você pode recolher as fichas e usar para preparar uma aula mais direcionada aos gostos de seus alunos.

A fichinha é simples, como dados coloque nome, idade. Depois algumas perguntas:

  • Seu esporte favorito
  • Seu filme favorito
  • Que tipo de música gosta
  • Participa de alguma atividade fora da escola

E aí use sua imaginação, uma fichinha com 10 perguntas está ótimo. Pode incluir algumas perguntas pessoais, como se tem bicho de estimação, irmãos, etc. Aí é você quem decide.

Divida os alunos em duplas e dê um tempo (isso é muito importante, senão vira bagunça) para que entrevistem uns aos outros. Peça para anotarem o nome do aluno que entrevistaram e todas as respostas na fichinha. Você pode incluir também uma pergunta extra, para ser respondida pelo entrevistador, tipo: “o que eu sei sobre o colega que entrevistei”.

Depois você escolhe alguns alunos (não precisa chamar todos) para lerem as informações que colheram. Ao terminar, recolha as fichas, são um material precioso na hora de preparar suas aulas.

Leia também: Jogos, dinâmicas e outros recursos em sala

Para mais jogos e dinâmicas visite Coelho da Cartola

6 Respostas

  1. Olá!

    Sou do blog Polegar Vermelho (polegarvermelho.wordpress.com) e Indiquei teu blog pra receber o selo “Olha que blog Maneiro”. Pra ver as informações de como participar, é só entrar no link http://polegarvermelho.wordpress.com/2009/02/03/primeiro-selo-do-polegar-vermelho/

    Espero que participe!

    Abraços!

    1. Vou visitar sim, obrigada pela indicação!

  2. […] para seus amigos entrevistarem uns aos outros como descrevi aqui no blog na postagem “Dinâmica de grupo – o que você pretende com isso?” ou outra dinâmica qualquer (há várias sugestões no blog Coelho da Cartola e mesmo aqui […]

  3. […] também: Dinâmica de grupo: o que você pretende com isso? Tags: aula, brincadeiras, dinamica de grupo, dinâmicas, educação, ensino, Escola, sala de […]

  4. Hmmm eu tava louca procurando dinâmicas pro prim, dia de aula.. ai achei esse blog.. mto bom.. curti muito meus alunos sao adultos,mas, tem muita coisa que posso usar com eles tbm rsrs adorei!
    Continue criando !!
    Abraços,
    Profª Dulce/Nioaque-MS

    1. Olá Dulce!
      Você encontrará mais dinâmicas no blog Coelho da Cartola.
      Um abraço.

%d blogueiros gostam disto: