Quando aplicar dinâmicas

Dependendo do objetivo que se pretende atingir será a dinâmica escolhida, e o momento de aplicá-la também é muito importante. Conforme já citei aqui nesse blog eu costumo aplicar 4 tipos diferentes de dinâmicas, mas o professor pode optar por aplicar outros tipos para atingir os mais diversos objetivos.

As dinâmicas que favorecem a integração da classe normalmente são inseridas logo no início do ano letivo e são úteis não só para integrar os elementos como também para que o professor conheça melhor os seus alunos.

Eu sou professora de inglês e espanhol e costumo preparar minhas aulas inserindo as palavras novas em contexto familiar ao aluno, seja em sua vida pessoal, seja interligadas à matéria que está aprendendo na escola ‘normal’. Para isso preciso conhecer bem meus alunos, saber do que gostam ou não gostam, o que fazem nas horas livres e que ano estão cursando na escola.

Eu poderia simplesmente passar um questionário para que preenchessem, mas a dinâmica além de me informar também ajuda os alunos a se conhecerem  e se integrarem melhor. Como uma parte do trabalho em classe pode ser feito em grupo, isso será uma boa preparação para que trabalhem juntos e consigam um rendimento melhor.

As dinâmicas que propõem uma idéia são aplicadas de acordo com o momento ou a necessidade. Em vez de um longo sermão (do qual eles só ouvirão as primeiras frases) uma dinâmica pode passar o mesmo conceito de forma agradável e divertida.

Algumas classes, por serem muito apáticas precisam de uma dinâmica para participarem mais; já outras têm problemas com a disciplina, então uma dinâmica para reforçar a necessidade de ordem e atenção será muito útil a qualquer momento.

No final de um semestre, semana ou mesmo uma aula que tenha exigido muito dos alunos, ou quando eles reclamam que estão sobrecarregados de atividades, alguns minutos usados numa dinâmica serão muito bem aproveitados.

Qualquer dúvida ou sugestão poderá ser encaminhada por email ou através do formulário de contato do blog Coelho da Cartola, que tem várias dinâmicas e jogos que podem ser usados como estão ou adaptados, ou que ainda podem servir de inspiração para a criação de novas dinâmicas que atendam às suas necessidades como professor ou que se enquadrem às particularidades do seu grupo.

Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo o livro Dinâmica de Grupo – Teorias e Sistema, que trata o assunto de forma mais aprofundada, e após sua leitura você poderá criar suas próprias dinâmicas ou conduzir as que já venha aplicando de forma mais organizada e profissional.  Caso queira algo que já esteja pronto para uso, há o livro Brincadeiras e Dinâmicas para Grupos, com 30 sugestões que você já pode usar assim que começarem as aulas.

Leia também: Jogos e dinãmicas em sala

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Leia também: Quando aplicar dinâmicas […]

%d blogueiros gostam disto: