Assumindo responsabilidades

O aluno deve assumir suas responsabilidades.

O aluno deve assumir suas responsabilidades.

Quando um aluno tem uma nota ruim na prova eu sempre marco uma aula de monitoria e além de repassar a matéria tenho uma conversa com ele. Aluno com nota baixa nunca tem problema apenas de aprendizado, sempre há outras coisas por trás disso.

Não aceito quando eles dizem que ‘eu dei’ nota baixa. Faço com que ele refaça sua frase dizendo ‘eu tirei’ nota baixa. Eu não dou nem tiro nota de ninguém, apenas avalio o trabalho do aluno.

Se um aluno chega tarde e diz que a mãe se esqueceu de acordá-lo pergunto de quem é a responsabilidade de chegar no horário, dele ou da mãe. Quando me diz que é dele, aconselho a colocar o celular para despertar, e se não sabe fazer isso eu ensino.

Se perde o livro ou se alega que a empregada o guardou não se sabe onde digo que tem que estar com o livro sempre à mão porque ele é necessário para aprender. E eu passo atividades para eles todos os dias da semana, algumas de poucos minutos, mas todo dia têm coisa para fazer, e se não fazem ligo para os pais e peço para estabelecerem um horário de estudos para o filho, quando poderão certificar-se de que ele está mesmo estudando.

Em minha opinião errar é humano e eximir-se da responsabilidade é um ato de pura covardia. Assumir os próprios erros e a responsabilidade de saná-los no futuro nos torna pessoas melhores e aptas para uma vida futura mais feliz e harmônica.

Leia também:

Aluno que não faz lição de casa

