Quando a pontualidade é um problema

Quando um aluno chega atrasado tem que bater na porta e pedir licença. Eu autorizo sua entrada, paro tudo o que estiver fazendo, acompanho-o com os olhos esperando que se sente, abra seu livro e pergunto:

– Já está acomodado? Posso continuar?

Não faço isso com ironia mas com um sorriso simpático, para que percebam que estão atrapalhando sempre que chegam fora do horário. Quero que se sintam desconfortáveis, porque quando eu paro a aula e acompanho o aluno com os olhos os outros alunos fazem a mesma coisa, e não é fácil ser observado por uma classe inteira.

Se o aluno se atrasa pela segunda vez faço o mesmo, mas no final da aula faço um  sinal para que venha falar comigo. Costumo perguntar alguma coisa que ensinei logo no início da aula e que ele não vai saber. Explico então que ele não sabe porque expliquei antes dele chegar. E pergunto a ele se ele percebe que chegando depois do horário está perdendo informação que pode ser muito útil no futuro.

Eu jamais quero saber porque o aluno se atrasou, digo a eles que não gosto de desculpas, gosto de resultados. Se começam a justificar-se simplesmente digo:

– Pula essa parte, por favor.

E a partir daí converso com ele até que ele se comprometa a chegar no horário a partir daí, mas vou conduzindo a conversa, mostrando os prós e os contras, até que ele realmente concorde comigo de que o melhor é chegar no horário. Depois de concordar e se comprometer a chegar no horário, digo a ele que é um compromisso assumido comigo e que vou cobrar.

Se ele se atrasar novamente ligo para os pais e peço para virem conversar comigo, então eu verei se existe um motivo real para os atrasos e junto com os pais estudo maneiras de evitar que aconteça novamente no futuro.

Acho muito importante que o aluno se acostume a ser pontual porque em toda a sua vida adulta isso será exigido. Um funcionário que se atrasa sofre consequências que podem ser graves, dependendo da empresa. Um patrão que chega atrasado, além de ficar desmoralizado perante os seus funcionários perde uma parte do controle sobre o que está acontecendo em sua empresa, porque está claro que sabendo que o patrão se atrasa, tudo o que tiverem que fazer de errado, os funcionários farão antes que ele chegue.

Para outras formas de resolver esse problema, leia:

Aluno que chega atrasado

Uma resposta

  1. […] licença. Eu autorizo sua entrada, paro tudo o que estiver fazendo … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

