A importância de um cronograma

Não importa qual o programa você vai usar para fazê-lo ou que estilo ele terá, o importante é que você o entenda com facilidade e que seja bem realista.

Não importa qual o programa você vai usar para fazê-lo ou que estilo ele terá, o importante é que você o entenda com facilidade e que seja bem realista.

Fazer um cronograma é importante para evitar dar a matéria do início do ano com todo o capricho e depois ter que correr no final do ano, ou deixar matérias pendentes para o ano seguinte.

Também é importante ter um planejamento para saber se terá tempo de sobra ou não para inserir outras atividades, que atividades inserir, qual a sua duração e qual a melhor forma de trabalhar com elas.

Na hora de fazer seu cronograma não esqueça nada, seja realista e deixe um espaço livre para brincadeiras e jogos para fixar a matéria e relaxar seus alunos. Se tem muita matéria e pouco tempo, estude a possibilidade de passar uma parte não tão importante da matéria para pesquisarem antes de começar a lição, assim você poupa tempo para usar com o que é mais importante.

O professor deve sempre consultar seu cronograma, assim sabe se está adiantado ou atrasado e poderá impor um ritmo mais forte ou mais devagar, dependendo do tempo de que dispõe e da matéria que tem para ensinar.

Preparar tudo de antemão e prever quanto tempo será necessário para cada etapa não só dá uma sensação de segurança ao professor como demonstra respeito pelo aluno.

Leia também:

Blogs educativos – ensino via internet

Anúncios

3 Respostas

  1. Hey Zailda,

    This is true. A lot of teachers don’t realize how important this is. They just try to wing it…cause they think planning takes to much time. But in the long run…proper planning saves so much time and saves on a lot of stress. =-)

    Um Forte Abraço,
    David A. Bailey, Jr

    1. We have to deal with a tight schedule at my school so we’ve got to pay attention to it through the semester or we’ll get in trouble. I prepare my classes in advance and calculate the time I’ll spend at any of the lessons steps so that I won’t rush at the end of the term.

  2. […] a matéria do curso, o professor tem que ter um cronograma bem exato e claro (ver postagem ‘A importância de um cronograma‘) para saber de quanto tempo poderá dispor e assim adequar a dinâmica que melhor atenda aos […]

%d blogueiros gostam disto: