Ensinando pela internet

Não é de hoje que os professores aderiram à moda de ensinar pela internet, o ensino à distância é uma realidade que deve ganhar terreno à medida em que as múltiplas funções nos deixam cada vez menos tempo livre para os estudos, e estudar em casa, nos horários de “folga” é a única opção para milhões de brasileiros que estão com sua carga horária super-inflada.

Comecei esse ano a postar em blogs para estar em contato com meus alunos também fora da sala de aula e aproveito para passar também informações, dicas e alguns “extras” como exercícios, testes, vídeos e músicas relacionadas ao que estão vendo em sala. Antes eu usava o sistema de emails, mas nem todos os alunos têm o hábito de lê-los constantemente, alguns voltavam e era um deus-nos-acuda.

O sistema de blogs provou ser mais eficiente e também mais interessante para os alunos, é também uma meio de comunicação muito mais potente, com ferramentas que o email não possui. Muitos colegas têm me consultado sobre como ter e manter também um blog para alunos e eu tenho ajudado na medida do possível, mas são muitas informações, então…

Já adivinhou, né? Está nascendo mais um blog da série “Educação”. O novíssimo e recém-nascido é o Professor.net, que ainda está em fase de acabamento, mas em breve estará a pleno vapor, com dicas sobre como criar, manter e administrar um blog.

Também algumas ferramentas para otimizar o aprendizado dos alunos: como postar vídeos, enviar links, links para downloads de programas, programas e sites onde você pode criar testes e postá-los para que sejam resolvidos pelos alunos e corrigidos diretamente do blog (olha só o que faz a tecnologia!) e muito mais…

Estou fuçando freneticamente na internet para achar novidades para os blogs que já tenho, então fica super-fácil ir postando o que for encontrando por lá. Você que é professor e que está pensando em ter também um blog, páre de pensar e mãos à obra. Aproveite as férias para criá-lo e surpreenda seus alunos. Ele vai perceber que não tem um professor “ultrapassado”, e sim alguém “antenado”, que faz de tudo para melhorar seu aprendizado.

(Veja mais na seção Internet no Ensino)

(Zailda Coirano)

2 Respostas

  1. interpretação de texto