Conversando é que a gente se entende

Não importa qual o problema que você tenha com o aluno, a primeira providência a tomar é conversar com ele, de preferência em particular. Sou contra a atitude do professor que dá esculacho em aluno na frente da classe, isso humilha o aluno e faz com que ele passe a nutrir rancor, e isso não ajuda em nada.

Sempre que tenho um problema com um aluno, seja porque ele não faz a lição de casa, está sonhando acordado ou fica conversando durante a explicação, chamo-o ao final da aula, espero que todos os outros saiam e tenho uma conversa com ele.

Nessa conversa explico de forma clara e objetiva porque quero falar com ele e depois pergunto porque ele está agindo assim. Ouço o que tem a dizer e a partir daí me proponho a ajudá-lo a resolver o problema que ele alega. Não deixo que ele vá embora sem encontrar uma solução para o problema e sem ter negociado com ele. Nessa negociação deixo claro que vou fazer o que me propus a fazer para ajudá-lo mas que em troca ele tem que se comprometer a mudar o comportamento em sala. No final, digo “então estamos combinados” e faço um gesto de “positivo” com o polegar, ficando assim selado nosso acordo.

Normalmente isso só já funciona e a partir daí não tenho mais problemas com o aluno. Se por acaso ele incorre novamente no erro, basta que eu chame o nome dele e faça um gesto de “positivo” com o polegar que ele já entende o que quero dizer e volta a agir como se comprometeu a fazer.

Se o problema que o aluno enfrenta for muito complicado ou que eu não possa resolver sozinha procuro a diretora da escola para que me ajude ou entro em contato com os responsáveis pelo aluno e peço que venham à escola conversar comigo.

(Zailda Coirano)

2 Respostas

  1. Geentee…presciso fazer um trabalho de história pra hoje!Mais não estou achando oque presciso!Então resolvi vim pedir ajuda!Presciso saber tudo sobre o Poder Executivo Municipal!
    Quem exerce o Poder?
    Como são escolhidas as pessoas que exercem o Poder?
    Qual é a duração de seu mandato?
    Quais são as atribuições deste Poder?

    Obrigado geente!

    Beeijos

    1. o prefeito exerce o poder executivo municipal….

      ACONTECE KI EU TAMBEM TOO PROCURANDOO AS MESMAS PERGUNTAS KI A PROF DE HISTORIAS PASSOU…. ME AJUDA AI GENTE….!
      BJOOSs

      BY:natalia:)

