Tempo perdido que não volta mais

Temos que calcular metodicamente o tempo que levaremos em cada etapa da aula para evitar desperdício de tempo e surpresas desagradáveis. Nada mais chato que tocar o sinal bem no meio de um raciocínio importante e que terá que ser refeito desde o princípio na próxima aula, na semana que vem.

A pontualidade é importantíssima, e o professor tem que ser o primeiro a dar exemplo. Se você entra na sala com 5 minutos de atraso, como irá cobrar pontualidade de seus alunos? Quando o primeiro aluno entra na sala você já deve estar com tudo preparado para iniciar assim que der o sinal.

Acostume seus alunos ao fato de que se a aula começa às 9, você a iniciará exatamente nesse horário. Nada de esperar pelos retardatários, quem está na sala merece seu respeito, os outros aos poucos perceberão que chegando atrasados, quando entrarem na sala a aula já terá começado.

Quando se aproxima a hora do final da aula é comum os alunos começarem a mexer-se na carteira e a deixarem o material todo arrumado 5 minutos antes da hora de sair. Não deixe que isso aconteça. Acostume-os a prestar atenção até o final, dê um ditado ou algo para escrever no final da aula. Só termine a aula quando acabar o que estava fazendo, não permita que saiam correndo quando tocar o sinal deixando-o com uma frase pelo meio.

Deixo claro para meus alunos que o sinal é PARA MIM, e não para eles. Apenas para me avisar que o tempo da aula terminou, mas que a aula só termina quando EU TERMINAR. Assim poupam-se preciosos minutos, que se desperdiçados nunca voltarão e farão falta no final.

Se você tem 38 aulas por semestre como eu e se começar 5 minutos depois da hora e terminar 5 minutos antes, terá perdido 10 minutos por aula. Multiplique por 38 e imagine quantas atividades interessantes poderia desenvolver com 380 minutos a mais (e quanto perderia com 380 minutos a menos).

Aproveite cada minuto porque os minutos desperdiçados transformam-se em horas, e essas horas não retornam jamais.

(Zailda Coirano)

%d blogueiros gostam disto: