Aluno que não faz lição de casa

Em toda classe há aqueles alunos que por mais fácil que seja a tarefa e mesmo que tenham um prazo enorme para entregá-la, sempre estão de mãos vazias quando chega o dia fatídico. Que fazer?

Bem, alguns alunos não entregam a lição de casa simplesmente porque não sabem como fazê-la. Ou têm dificuldades com a matéria, ou estavam alheios à explicação ou simplesmente não faziam idéia de que HOJE era o dia de entregá-la.

Você pode ajudar seu aluno a organizar-se anotando no caderno ou mesmo acostumando-os a ter uma agenda onde anotem os prazos a cumprir. Pode também “refrescar-lhes a memória” perguntando a quantas anda a lição da aula seguinte. Pode também checar com os alunos que normalmente não entregam se estão tendo problemas e se necessitam de ajuda para terminar a lição.

Caso eles peçam ajuda fique com eles depois da aula ou marque um horário onde eles poderão resolver suas dúvidas. Ajude-os com a lição de casa que eles podem estar deixando de lado simplesmente por considerarem que ela é muito extensa ou complicada.

Se nada disso der resultado, chame seu aluno no final da aula e explique que a lição de casa é muito importante para que ele aprenda tudo o que você tem a ensinar, e que não entregar a lição acaba criando um círculo vicioso: quanto menos faz menos entende, e mais dificuldades terá no futuro.

Caso mesmo assim seu aluno continue não cumprindo os prazos entre em contato com os pais e peça ajuda a eles, que cobrem dele a tarefa e que estabeleçam um horário diário para essa atividade.

É importante ter a colaboração dos pais para que os alunos conscientizem-se de que a lição de casa é um compromisso que têm que cumprir se quiserem ter um resultado satisfatório.

(Zailda Coirano)

Anúncios

3 Respostas

  1. […] também: Aluno que não faz a lição de casa Tags: aprendizado, ensino, idiomas, lição de […]

  2. […] Aluno que não faz lição de casa Tags: carater, educação, responsabilidade […]

  3. […] também: Aluno que não faz lição de casa Tags: disciplina, educação, ensino, Escola, reunião de […]

%d blogueiros gostam disto: