Aluno que chega atrasado

O aluno que chega depois da hora acaba causando um problema duplo porque perde uma parte da matéria que foi dada no início da aula e porque distrai a atenção dos outros no momento em que chega à classe, bem no meio de sua explicação.

O aluno que sempre chega depois da hora sempre tem seus motivos e cabe a você, através de uma conversa com ele ao final da aula ou mesmo entrando em contato com seus pais, descobrir quais são eles. Dessa forma você poderá descobrir que seu aluno quer chamar a sua atenção porque é muito timido para fazer isso de outra forma. Talvez você esteja dando muita atenção às “estrelas” da classe em detrimento de outros alunos.

Pode por outro lado descobrir que sua aula não o agrada, porque quando nos atrasamos o fazemos porque inconscientemente não queremos ir a esse lugar. Talvez seja o caso de rever seus métodos e dar um “up” em sua aula, quem sabe outros alunos também não estejam sentindo o mesmo?

Pode ser também que seu aluno esteja com problemas em casa, o que faz com que ele acabe deixando a escola em segundo plano. Aí talvez seja o caso de você ser mais compreensiva com ele, quem sabe queira falar sobre o problema?

Sempre que acontece algum problema em sala ou com um aluno em particular temos que conversar com o aluno, descobrir os motivos e ter a humildade de questionar até que ponto estamos contribuindo para agravar ou amenizar o problema.

Cada caso é um caso, converse com seu aluno e tente junto com ele achar uma solução – ou uma compensação – para que ele chegue na hora e sinta prazer em aprender.

(zailda coirano)

Uma resposta

  1. […] Aluno que chega atrasado Tags: carater, educação, formaçao, pontualidade […]

%d blogueiros gostam disto: