O desenho infantil na educação

A psicanálise e a psicologia infantil consideram o desenho uma importante expressão do lado intelectual e emocional do ser humano – particularmente a criança. Entendo que como educadores podemos e devemos explorar ferramentas para melhor entender o aluno e assim simplificar o caminho até ele no que diz respeito a estimulá-lo e fortalecer sua auto-confiança e auto-estima.

Entender o ser humano que temos à nossa frente é um dos objetivos do professor para, utilizando esse conhecimento, determinar a melhor forma de despertar nele o prazer de aprender, a perseverança e a dedicação ao seu próprio aprendizado, valorizando suas conquistas e progressos, mesmo os menos relevantes.

Na busca de meios para aproximar-me do aluno há alguns anos fiz um curso onde se explorava a interpretação de desenhos infantis como forma de conhecimento do emocional do aluno. Claro que isso não é uma “verdade absoluta”, há controvérsias, mas caso você se interesse pelo assunto, recomendo o livro “Entre a imagem e a escrita um diálogo da Psicanálise com a Educação“, de Jeane D’Arc Carvalho, que trata do assunto de forma bem explicativa.

(zailda coirano)

2 Respostas

  1. Alison Santos Barbosa

    Eu quero que voce mim ajude a mim informa mais sobre o ensino de educação infantil…E por quwe eu estou em uma fase de estágio e eu gostaria de sua ajuda pode ser ???

    meu muito obrigado!!!

    1. Olá
      Visite o grupo Professores Solidários, são mais de 5.000 professores associados.
      Um abraço
      Zailda Coirano

