Preparando o aluno para as provas

Sou adepta do ditado segundo o qual é melhor prevenir do que remediar, então sempre faço uma preparação antes de cada prova. Geralmente faço um simulado uma semana antes para ter idéia das dúvidas da maioria e preparo uma revisão geral baseada nisso, reforçando aqueles pontos em que a maioria está com mais dúvidas.

Se algum aluno consegue uma nota muito abaixo da média da classe ainda há tempo para marcar umas aulas de reforço antes da prova e tentar tirar o máximo possível de dúvidas. Quando isso acontece eu costumo comunicar os pais para que colaborem fazendo com que o aluno estude em casa e uma possível nota baixa não os pegue de surpresa.

Como leciono um idioma, costumo fazer a revisão geral baseada na gramática e crio um jogo para fazer revisão de vocabulário. A vantagem do jogo é que os alunos se divertem e nem percebem que na verdade estão se preparando para a prova. Também se consegue uma participação maior, inclusive dos alunos mais fracos e tímidos. Dividindo a classe em grupos também facilita para que os alunos mais fortes ajudem os que têm maior dificuldade, e se você estipular um prêmio para o grupo vencedor isso estimulará ainda mais seus alunos a “descobrirem” as respostas corretas.

Se você quiser alguma sugestão de jogos ou brincadeiras que exercitem seus alunos em sua matéria, basta enviar-me uma mensagem e eu enviarei uma mostra do que tenho criado.

Desde que adotei essas medidas percebi que o rendimento dos alunos melhorou muito e que há poucas notas abaixo da média, o que é ótimo porque nota baixa mina a auto-estima do aluno, e aluno com auto-estima baixa mesmo estudando não consegue aprender.

(zailda coirano)

4 Respostas

  1. Gostei muito da sua explanção sobre o preparo dos alunos para as provas, sou professora de português e literatura do ens. médio, e sevc pudesse me enviar suas dicaas e sugestões preciosas.
    Desde já agradeço

  2. Será um prazer, Marise. Apesar de dar aulas de inglês e espanhol eu gosto muito do nosso idioma pátrio e sei o quanto é importante fazer com que o aluno entenda as regrinhas básicas de nossa língua, que não é fácil. Conte comigo, ok?

  3. PROF.NILDA MACHADO SANTOS

    Também gostei muito de suas sugestões e orientações sobre preparar os alunos para provas.sou coordenadora Pedagógica e adoraria repassar para meus colegas e equipe as brincadeiras e jogos que voce pudesse sujerir para nossos alunos.
    A equipe agradece antecipadamente!

    Zailda responde:
    A partir de agosto vou publicar algumas brincadeiras e jogos como sugestão de como trabalhar alguns aspectos da língua inglesa ou espanhola e também alguns tópicos gramaticais.
    Agradeço sua visita, apareça sempre!

  4. Oi

    Gostaria de receber algumas dicas para usar na aula de idiomas, sou professora do ensino fundamental e médio e tudo que prenda a tenção do aluno é válido demais para a gente !!

    Obrigada
    Claudia

    Zailda responde:
    Acho que você pode achar material interessante no blog Coelho da Cartola, confira!

%d blogueiros gostam disto: