Revisão de provas – aprendendo com os próprios erros

Dizem que o ser humano aprende errando, e acho que isso é verdade, mas para que isso aconteça em sala de aula o professor precisa dar uma forcinha na hora de fazer a revisão das provas.

Alguns professores simplesmente entregam as provas a seus alunos e pronto, acabou-se. É importante fazer uma revisão para que eles vejam como erraram, para evitar que repitam o mesmo erro na próxima.

Entregue a prova a seus alunos e depois comente item por item, dando especial atenção àquelas questões que tiveram maior número de respostas erradas. Revise os pontos fracos da classe repassando a matéria, se for o caso. Mostre a eles falhas na hora da leitura ou interpretação das instruções.

Acredito que o aluno pode aprender antes e depois da prova, e que ela pode ser um aliado, não só para medir quanto o aluno aprendeu, como também para reforçar tudo o que foi ensinado, portanto não deixe de lado essa importante ferramenta de ensino.

Leia também:

  • O aluno aprende sem o professor?
  • Ajudando o aluno a lidar com a frustração
  • Fim de ano, hora de balanço geral
  • Qual a matéria mais importante na escola?
  • Multipla escolha – desafio ou facilitador?
  • 4 Respostas

    1. Amei vc dizer que se aprende com os próprio erros, e é verdade, assim com a correção da prova o aluno se sentirá mas reforçado e seguro sobre o conteúdo em questão.
      Valeu mesmo

      1. Marise Dias vc sabe os addjetivo e que eu sei fazer a prova de portugues e facil eu amei os adjetivos

    2. Será que vocês podem me mandar uma revisão para uma prova que eu terei amanhã de português sobre os verbos,tempo e modo de todos eles.Será possivél? Necessito de uma resposta o amis rápido possivél !
      Atenciosamente:Laysa

    3. eu não sei fazer o verbos de revisão de prova e dificil

