Aluno engraçadinho

Toda classe tem seu aluno engraçadinho, aquele que fica o tempo todo fazendo piadinha em cima do que você fala. Nada irrita mais, sobretudo naquele dia em que você já está de cabeça quente, com um cronograma apertado para cumprir e uma carga horária sufocante.

Qualquer que seja seu estado de espírito o aluno não tem culpa, e destilar seu veneno em cima dele retrucando com sarcasmo só vai piorar as coisas, porque esse aluno quer apenas testar até onde você pode agüentar antes de estourar. Ou seja, ele quer te tirar do sério e se você perder a cabeça estará fazendo exatamente o que ele quer. Na cabeça dele ele “venceu” e a partir daí vai ficar cada vez mais insistente em suas piadinhas.

Com alunos engraçadinhos costumo usar meu bom-humor e entrar na brincadeira, aproveitando as gracinhas para emendar o que tenho que dizer. Se ele começa com trocadilhos eu apuro meu bom-humor e também começo os meus, aproveitando pra tornar a aula diferente. Se faz gracinhas bobas faço outras em cima, porém mais inteligentes e sempre inserindo a matéria nova.

Não vale a pena ridicularizar o aluno, a menos que ele se torne agressivo. Alguns alunos costumam reagir mal quando percebem que o professor está fazendo o mesmo que ele – e melhor. Alguns (que são verdadeiramente inteligentes) vão entrar na sua e até ajudar com suas gracinhas. Aqueles que são pobres de espírito e só querem atrapalhar podem se irritar e “pegar pesado” na gracinha, mas com esses você pode ter uma “conversinha” depois da aula.

Se você está cansado e estressado, não adianta alvejar com sua metralhadora giratória qualquer um que demonstre ter senso de humor, aproveite as piadinhas para dar o seu recado. Quando a vida te dá limões, jogue os podres fora e com os outros faça uma bela limonada. Seus alunos vão gostar e você também.

(zailda coirano)

Uma resposta

  1. […] Aluno engraçadinho Tags: aprendizado, disciplina, educação, ensino, Escola, respeito […]

%d blogueiros gostam disto: