Problemas em sala

É sempre bom manter um clima amistoso na sala de aula mas isso nem sempre é possível e algumas vezes torna-se necessário fazer valer a autoridade. Alunos que perturbam e insistem em não cumprir as regras de disciplina precisam ser corrigidos antes que prejudiquem seriamente o seu própiro aprendizado e de outros, ou que seu exemplo seja seguido pelos colegas.

Sempre que um aluno “sai da linha” ou seu comportamento não favorece o aprendizado procuro falar com ele em primeiro lugar. É importante saber se a mudança de comportamento não é causada por algum problema do aluno ou mesmo por alguma atitude sua. Esclarecidas as causas você precisa conversar com seu aluno e mostrar a ele em que seu comportamento pode prejudicá-lo e a seus amigos. Tentar fazer um “acordo” com seu aluno, negociar seriamente com ele pode fazer com que ele fique do seu lado e resolva cooperar.

Evito sempre dar “broncas” individuais na frente de outros alunos porque essa atitude humilha o aluno frente aos outros e provoca rancor, que ele pode extravasar piorando mais ainda em sala.

Seja claro quando falar com seu aluno e respeite os limites de sua faixa etária. Tente falar com ele dando exemplos. Tente mostrar como seu comportamento é ruim para ele mesmo ou para os outros fazendo com que se coloque em seu lugar. Se ele conversa durante a explicação pergunte a ele se gosta quando um colega fica interrompendo-o quando está contando uma história interessante aos outros amigos.

Naturalmente que casos nos quais não se consegue melhora alguma após uma conversa devem ser levados ao conhecimento dos pais. Se optar por falar com eles adote por uma posição cooperativa e evite acusações. Diga, por exemplo, que houve uma mudança no comportamento de seu filho em classe e que você gostaria de saber se também notaram essa mudança ou se aconteceu algo que possa ser a causa dela. Dessa forma você não só estará sanando um problema em classe com seu aluno como também possivelmente irá conhecê-lo melhor e portanto estará apto a dar-lhe uma ajuda mais efetiva em seu aprendizado.

(zailda coirano)

2 Respostas

  1. […] Problemas em sala Tags: aluno, aprendizado, aula, disciplina, motivação, pesquisa, problema, sala de aula […]

  2. […] Problemas em sala Tags: aluno, carater, Classe, disciplina, ensino, Escola, professor […]

%d blogueiros gostam disto: