O aluno aprende sem o professor?

Os alunos adoram aquela frase batida: “o aluno aprende com o professor, sem o professor e apesar do professor”. Sei disso porque tenho alguns alunos que são auto-didatas, do tipo que quando estou explicando não estão nem aí, depois estudam e vão bem na prova.

Por outro lado, já tive professores que eram catedráticos no assunto que lecionavam, mas na verdade não ensinavam nada. Discorriam sobre o assunto num nível muito acima de nossa compreensão como se fosse um monólogo. Garanto que eles entendiam tudo o que explicavam. Mas só eles. E mesmo assim a grande maioria dos alunos passava de ano.

Voltando à velha frase, infelizmente a recíproca não é verdadeira: o professor não ensina com o aluno, sem o aluno ou apesar do aluno. Aprender pode ser facilitado ou dificultado por outra pessoa (há professores que são verdadeiros mestres na arte de complicar o que é fácil) mas é um processo unilateral. Ensinar já é um processo mais complicado porque pressupõe-se que haja alguém aprendendo, ou seja, depende da outra parte.

Por isso é tão importante despertar no aluno a vontade de aprender. Quando o professor diz que “ajuda o aluno a aprender” está se enganando. Na verdade nós professores é que precisamos da colaboração e atenção do aluno para ensinar, porque se eles não cooperarem e não se interessarem pelo que estamos tentando passar para eles, todo o nosso esforço será em vão.

O professor que acha que o ensino só depende dele é como o vendedor que ao final do dia, sem uma única venda, é chamado à sala do supervisor:

– Então o senhor não vendeu nada hoje?

– Vendi, sim. Eles é que não compraram.

(zailda mendes)

6 Respostas

  1. Adorei!!!!!!!!!!!
    Concordo plenamente com tudo que tá escrito!!!!!!!!
    O Professor só ensina se o aluno estiver disposto a aprende!!!!!!!!!!!

    Zailda responde:

    Infelizmente é assim mesmo, se o aluno não quiser mesmo aprender não tem jeito, o professor pode ser o melhor que não vai conseguir nada.

%d blogueiros gostam disto: