Tipos de alunos

Existem básicamente três tipos de alunos de acordo com a motivação:

  • Querem fazer parte do grupo – para estes a única motivação é “fazer parte”. Não se importam muito se aprendem ou não e nem ficam muito abalados se não tiram nota boa na prova. Tudo o que querem é permanecer nesse grupo.
  • Querem ser o número um – estes querem ser “o melhor”, sempre querem responder e competem o tempo todo com os outros. Entregam tarefas antes do prazo e ficam morrendo de alegria quando os elogiamos na frente dos outros.
  • Querem aprender, o resto que se dane – esses não estão nem aí com o grupo, estão ali para aprender, se não entenderam vão perguntar até morrer e costumam fazer umas perguntas difíceis logo no início das aulas apenas pra “testar” você, antes de depositarem sua confiança em suas mãos.

É importante reconhecer com qual tipo de aluno está lidando antes de tentar motivá-lo porque não adianta dizer ao que quer ser o primeiro que aprendendo estará tudo bem porque ele continuará querendo ser o primeiro. Não adianta dizer ao que quer aprender que ele deveria se entrosar melhor com o grupo porque ele não está nem aí para o grupo.

Antes de tentar motivar o aluno, tente descobrir a qual categoria ele pertence, porque alguns fatores podem ser devastadoramente desmotivantes, para qualquer deles e cabe ao professor ajudar o aluno a dar a volta por cima e reverter a situação. Conhecer seu aluno é fundamental para ajudá-lo a conseguir os resultados que pretende.

(zailda)

2 Respostas

  1. Olá!

    Gostaria saber o que você faz para motivar os que só querem fazer parte do grupo.

    Obrigado.

  2. Olá Humberto!
    Com esse tipo de aluno não adianta dizer que vão tirar nota baixa ou que o aprendizado será deficiente porque não vai tocá-los. A gente tem que fazer o jogo deles e argumentar que se eles não tiverem bom rendimento o grupo irá adiante e ele ficará para trás. E que os amigos que tem nesse grupo normalmente se afastarão.
    Quanto ao grupo seguinte talvez não o aceite tão bem porque normalmente o “reprovado” é discriminado e visto como “inferior” pelos outros alunos, sendo às vezes alvo de chacota.
    Coloco-me à disposição para ajudar para que ele continue à altura do grupo – normalmente surte efeito.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

%d blogueiros gostam disto: