Falta de motivação

A falta de motivação atinge muitos alunos e é uma grande inimiga do aprendizado e pode ocorrer por diversos motivos e cabe a nós, professores, tentar revertê-la. Claro que o aluno também tem seu compromisso, mas é comum – geralmente na metade do curso – o aluno sentir-se desmotivado e deixar de responder de forma efetiva ao que lhe está sendo proposto.

Uma das causas desse problema é a perda da auto-estima, que ocorre quando o aluno começa a enfrentar os primeiros desafios do curso. Se acaso não se sair bem ou se seu desempenho ficar aquém do esperado (ou do que ele espera de si mesmo) ele passa a nutrir sentimentos de inadequação e derrota que pouco a pouco minam sua auto-estima e auto-confiança, fazendo com que se julgue incapaz de aprender e qualquer esforço que faça nesse intuito será inútil, desgastante e sem qualquer retorno.

Ante as dificuldades o aluno começa a julgar-se incapaz e literalmente “desiste” de aprender, paralisado pelo medo do fracasso. Imagino que caiba a nós um papel expressivo na retomada das responsabilidades por parte do aluno, através da recuperação da auto-estima e da auto-confiança.

Cabe ao professor mostrar ao aluno o grande progresso apresentado até ali e também assinalar com formas de facilitar seu rendimento e fixar a matéria, bem como incorporar o que aprende à sua rotina, pois tudo o que é detectado pelo nosso cérebro como inútil ou de pouco uso é rapidamente deletado para dar espaço a outras informações consideradas de maior valia.

Ajudar o aluno a descobrir qual o melhor horário em sua rotina, qual a melhor forma de agilizar seu desempenho, formas mais prazerosas e com retorno mais imediato, são tarefas a que nos propusemos quando decidimos ensinar.

A busca de formas de despertar no aluno o desejo de aprender e a motivação para vencer os desafios e dificuldades que com certeza enfrentará, não só no aprendizado como pela vida afora, deve ser um dos alvos principais de nossa missão.

(zailda mendes)

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Falta de motivação Tags: aula, ensino, Escola, motivação […]

%d blogueiros gostam disto: