Como preparar a primeira aula

apavoradoOs professores novatos entram em pânico antes de começar um curso, tentando achar maneiras para iniciar a primeira aula. Mas isso não é uma prerrogativa dos professores novatos, os professores veteranos também têm essa preocupação.

A primeira aula é muito importante porque poderá definir se essa classe terá uma acolhida favorável ou se você terá que matar um leão por dia para ensinar alguma coisa. Ninguém tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, e se esse será não só o primeiro dia de aula, como também seu primeiro contato com a turma, é muito importante preparar essa aula com cuidado e atenção redobrados para começar com o pé direito.

Conhecer seus alunos

É muito importante conhecer os alunos, seus gostos, passatempos, interesses. Se você conhece os alunos pode tirar partido disso ao preparar suas aulas seguintes, tirando partido do que já sabe deles. Além de ser muito importante preparar aulas que insiram o material novo na realidade deles, você estará também mostrando a eles como usar aquilo na prática, em coisas que já conhecem e atividades que apreciam.

Também é importante citar o que se sabe dos alunos no contexto das explicações, porque o aluno sente-se valorizado cada vez que percebe que algo é dirigido diretamente a ele e que suas necessidades foram levadas em conta ao preparar o material que será usado.

Há muitas atividades e jogos que se prestam a “conhecer alunos”, e você deverá escolher uma levando em conta a idade e nível deles. Também é importante saber se essa atividade será executada por alunos que ainda não se conhecem ou se já estão nessa mesma classe há algum tempo.

Dinâmicas

É interessante continuar com uma dinâmica que tenha algum objetivo claro, ou que vá apenas colocar os alunos à vontade. Diversas dinâmicas fazem com que o aluno se conscientize da importância da lição de casa, da cooperação, do trabalho em grupo, etc. Antes de preparar essa atividade, converse com professores anteriores ou com a direção da escola para saber mais sobre essa classe: se há alunos que faltam, que não prestam atenção, que não fazem lição de casa, que não participam de trabalhos em grupo, que desrespeitam os outros ou o professor. Com essa informação será mais fácil ter uma ideia clara do que essa classe em especial precisa.

Revisão

Se é o primeiro dia de aula mas não é uma classe iniciante é sempre bom preparar uma atividade de revisão, por mais simples que seja. Se for em forma de jogo e trabalhe diversas habilidades ao mesmo tempo, melhor ainda. Pesquise, pense. Procure encontrar uma atividade que ao mesmo tempo que forneça prática em matéria que viram no livro passado também os divirta. Caso não encontre, prepare a sua com as especificações necessárias para atender essa classe em particular.

Introdução

Além de conhecer seu aluno é necessário que ele também conheça você. Prepare uma apresentação curta e objetiva, incluindo apenas o que realmente está relacionado com o papel que você irá desempenhar: experiência prévia, cursos, viagens, etc. Inclua alguma coisa pessoal, como hobbies ou gostos pessoais, mas não se estenda muito nesses tópicos, o objetivo é apenas mostrar que o professor é “gente como a gente”.

Depois de incluir esses ítens passe à preparação de aula propriamente dita e não se importe se sobrarem apenas 10 ou 15 minutos para a matéria. Se as atividades de abordagem foram boas e atingirem seus objetivos você irá ganhar tempo porque terá uma classe interessada no que você tem para mostrar.

rodapé blog (cinza)

Website 

Loja Virtual

Twitter

Facebook

About these ads

2 respostas

  1. Obrigada pela dica! E, realmente, este não é só um problema de novatos, uma vez que, somos sempre novatos quando se trata de, “o novo”, “o diferente”. E é sempre muito importante aprender algo novo.
    Obrigada Zailda, mais uma vez, por trazer uma experiência nova para nos ensinar!

    Parabéns!

  2. Prezada Zilda

    Estou impressionado e contente por ter encontrado seu Blog. Vejo como mostra claramente, de maneira simples, como um professor deve lecionar.
    Na verdade não sou professor e sim um candidato. Sou da área de TI e farei um concurso onde haverá uma avaliação com base em uma aula que teremos que dar (40 min) para uma banca com 3 jurados. Me dá um frio na espinha só de pensar pois já fiz isso uma vez e não fui muito bem. Naquela época criei uma apresentação e não me atentei muito bem paras as técnicas de ensino.

    Bem… a pergunta que faço é a seguinte:

    Como elaborar essa aula a título de avaliação para um grupo de 3 professores? Como eu iria despertar o interesse deles se não são alunos? Como eu iria aplicar um teste ou fazer perguntas a eles? Me parece um pouco estranho.

    Vc poderia me ajudar? Me ajudaria bastante.

    Desde já agradeço a atenção e parabéns.

    Evandro

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 135 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: