Dê boas-vindas aos seus alunos

Temos vários problemas em classe durante o semestre mas as férias servem para “baixar o nível de stress” tanto dos alunos quanto do professor. Voltam cheios de expectativas, alegres por reverem os amigos e – mesmo que não admitam – sentem falta da rotina escolar.

O professor esperto irá aproveitar esse estado de ânimo e fazer o possível para “esticá-lo” o máximo de tempo possível. Receber os alunos de forma fria ou já com o livro aberto para começar as atividades seria como jogar um balde de água fria em seu entusiasmo, que poderia ser aproveitado a seu favor e para ganhar pontos em favor do aprendizado.

Receber seus alunos à porta com um sorriso, cumprimentá-los e dizer o quanto sentiu a falta deles é uma acolhida simpática que colocará a todos à vontade e animados para aprender. Ao contrário, o professor que já começa o semestre de livro aberto ou dando broncas, de cara amarrada e deixando evidente que preferia mil vezes continuar de férias do que estar ali irá causar um efeito contrário e já de cara irá marcar muitos pontos contra, que depois terão que ser descontados e revertidos ao longo do semestre.

Aproveite essa oportunidade de “recomeçar com o pé direito”, receba os alunos de forma calorosa e simpática, prepare alguma atividade diferente na qual além de se divertirem também tenham a oportunidade de se expressarem e aquecer as turbinas para o semestre que começa.

Mesmo que você tenha um cronograma apertado pode ter certeza de que todo o tempo “perdido” com esse tipo de atividade na verdade será ganho pois você terá mais participação e cooperação dos alunos durante o semestre e com isso terá que intervir menos em matéria de disciplina ou participação.

Leia também:

Atividade para o primeiro dia de aula

Dinâmicas para a volta às aulas

Jogos em sala de aula


About these ads

Uma resposta

  1. Simplesmente adorei.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: