Torne a aula mais alegre

Dou aulas de inglês e espanhol há mais de onze anos e há 2 introduzi as brincadeiras e jogos em sala e o resultado tem sido o mais animador possível. Mudei totalmente minha forma de ensinar e a cada semestre mais e mais vou criando, sempre com o intuito de facilitar ao máximo o aprendizado dos alunos e torná-lo o mais agradável e atraente possível.

Sempre que tenho muito vocabulário eu o introduzo primeiramente com um pictionary, preparando uma página colorida com as figuras que irão aprender. Apresento também um jogo, seja um jogo da memória ou dominó para trabalhar o vocabulário novo. Caso haja muitos conceitos abstratos (como acontece frequentemente nas turmas de inglês e espanhol avançados) eu incluo também uma lista de vocabulário, com as definições no próprio idioma e algumas atividades para que se familiarizem com o vocabulário antes de iniciar a lição propriamente dita. Uso também algumas atividades orais, como um conversation board game, por exemplo.

Depois passo à lição propriamente dita, da forma tradicional conforme o método utilizado em minha escola. Percebo que a aula flui facilmente após as atividades preliminares, pois os alunos já sentem-se seguros com o novo vocabulário. Após a lição há a gramática, e também apresento a eles algumas atividades (sempre coloridas e alegres) para que utilizem a gramática ensinada. Gosto muito dos board games, dos conversation cards e meus alunos também adoram, ficam esperando o momento de usá-los.

Quando tenho assuntos mais ou menos complicados, costumo trabalhar essas atividades em grupos pequenos (4 ou 5 alunos) ou em pares – que eu escolho, tomando o cuidado de colocar alunos com mais dificuldades em grupos mais fortes para que se beneficiem do desempenho deles. Depois de terminada a lição preparo também algum jogo ou dinâmica (tipo odd one out ou find someone who…) e posto jogos online (quizzes, games, crosswords e wordsearches) para que façam quando chegarem em casa.

Tenho também um site e um blog onde coloco vídeos, fotos, músicas e trechos de filmes que contenham o vocabulário ou gramática ensinadas. Tenho um projeto que estou introduzindo agora mas que só poderei utilizar totalmente no semestre que vem, usando músicas para trabalhar e reforçar vocabulário & gramática. Já tenho uma lista de músicas que contém tópicos gramaticais e vocabulário mas só poderei criar os trabalhos em cima das letras, baixar os mp3 e vídeos para gravar em DVD e catalogar tudo nas férias. Criei um blog para compartilhar o resultado desse trabalho com vocês, em breve colocarei o link na barra lateral.

Também pretendo criar nas férias de julho um outro blog para trabalhar com idéias para ensinar determinados tópicos gramaticais ou vocabulário, destinado a professores de inglês. Espero que já esteja pronto para começar a postar no início de agosto.

Depois de dada a lição os alunos têm uma semana para entregar a lição de casa referente a ele, costumo premiar os alunos que obtém 90% ou mais de aproveitamente com adesivos que colo nas mesmas e que eu mesma faço no word, depois imprimo em folhas destinadas a etiquetas (utilizo aquelas que têm uma folha simples, sem cortes de etiquetas). Os alunos que têm entre 50 e 60% de aproveitamento também recebem uma etiqueta, mas essa para refazer a lição depois de estudar de novo. Aqueles que têm um rendimento abaixo de 50% eu já chamo para marcar uma aula de monitoria de meia hora para trabalhar melhor o assunto.

A aula de monitoria é de meia hora e sempre preparo alguma atividade para trabalhar as dificuldades específicas que o aluno demonstrou ao fazer sua lição. A aula é individual e a partir da primeira vejo se haverá necessidade de um acompanhamento individual do aluno. Em caso afirmativo, faço uma carteirinha e marco aulas de monitoria semanais até o final do semestre. Sempre aviso os pais dos alunos acompanhados individualmente que seu filho terá que entregar todas as atividades em dia ou eu cancelarei as aulas posteriores.

Alunos de curso intermediário e avançado que estão em acompanhamento, faço na primeira aula de monitoria uma avaliação completa para verificar se os problemas que o aluno apresenta são apenas nessa lição ou se são resultado de alguma deficiência em livros anteriores. Tenho uma ficha para fazer essa avaliação, onde estabeleço as dificuldades orais e escritas do aluno e o que será trabalhado nas aulas posteriores e também como será trabalhado.

A cada semestre eu crio novos mecanismos de ajuda ao aluno que tem dificuldades, mas não sou muito condescendente com alunos preguiçosos. Alunos que não entregam atividades em dia e que sempre têm desculpas esfarrapadas eu tomo atitudes mais severas, ligo para os pais e junto com eles faço um acompanhamento com reuniões mensais e conversas semanais por telefone.

Aceito sugestões e responderei a todas as perguntas através dos comentários.

Zailda Coirano

Leia também: Reunião de pais – uma ajuda extra

2 Respostas

  1. Olá, Zalida. Acabo de encontrar o seu blog e pretendo lê-lo com entusiasmo, porque suas reflexoes sobre o ensino sao muito interessantes. :D

    Tenho um blog com a intençao de difundir a cultura espanhola, especialmente “la salmantina” entre os muitos brasileiros que visitam o país e a cidade. http://charroland.wordpress.com/

    Espero que seja de utilidade para você e os seus alunos. :D

    Abraços
    Javier

  2. […] Torne a aula mais alegre Tags: aprendizado, ensino, Escola, espanho, idiomas, inglês, professor […]