Reunião de pais – uma ajuda extra

Eu sei e você sabe que fatalmente os pais que mais precisariam vir à reunião não virão, mas é uma boa idéia organizar uma reunião bem planejada e pode-se conseguir bons aliados se tudo for bem conduzido. Antes de mais nada mande convites aos pais e se possível confirme com cada um por telefone. Eu sei que dá muito trabalho mas é uma forma de ter a certeza de que virão. Os que não puderem vir poderão marcar uma hora para conversar com você depois da aula, se for o caso.

Eu sei que será trabalhoso mas se você trabalhar direitinho vai ganhar muitos aliados e seus problemas com alunos podem reduzir-se bastante, então acho que vale a pena, não é? “Organização” é o nome do jogo, depois de confirmar a presença de todos os seus “convidados”, elabore com cuidado uma pauta para a reunião.

Faça tudo bem organizado, se possível no computador, coloque exatamente o que vai fazer a cada passo, marque o tempo que irá usar em cada parte para ter uma idéia bem realista de quanto tempo será necessário para a reunião. E durante a reunião não se permita ultrapassar o tempo marcado para não fugir do esquema montado.

Se quiser uma sugestão, aí vai: em primeiro lugar, à medida que os pais forem chegando pergunte que aluno estão representando. Será muito simpático esperá-los à porta ou então no início do corredor que leva à sala onde será a reunião. Se forem muitos alunos, providencie crachás com o nome deles e vá entregando aos pais, com um pedaço de fita adesiva para pregarem em frente à carteira – não são todos que gostam de usar crachá pregado na roupa. Seria também uma boa idéia colocar no verso uma mensagem tipo: “Seu comparecimento à reunião é muito importante para o desenvolvimento do seu filho.” ou coisa assim e assine. Pode também ser outra coisa, até mesmo uma frase ou verso que você julgue adequada para a ocasião.

Além de simpático, esse gesto irá predispor os pais a também ouvirem com atenção e simpatia. Assim que começar a reunião (que deverá iniciar no horário estabelecido, respeitando aqueles que chegaram no horário) apresente-se, fale um pouco de sua experiência e formação. Não se exceda, tente usar no máximo 5 minutos para isso.

Agradeça aos pais pela sua presença e diga o motivo da reunião. Em seguida, você pode apresentar algum tipo de vídeo ou mesmo um powerpoint (que você pode converter e passar para vídeo) que pode ser com alguma mensagem especial ou com alguma atividade importante dos filhos.

Se possível, você pode entregar um boletim ou uma ficha com o acompanhamento de cada aluno e com anotações sobre seu comportamento em classe. Comente sobre o rendimento da classe no geral, explique suas metas para esse bimestre, fale sobre o que estão aprendendo, e explique normas da escola, os deveres de casa, provas, etc.

Explique aos pais que mesmo não ajudando os filhos na lição de casa é necessário que fiscalizem para saber se os estão fazendo e que é importante estabelecer horários para estudar, que deverão ser cumpridos. Você pode convidar um psicólogo para falar com os pais por alguns minutos sobre disciplina e como podem ajudar os filhos a terem melhores resultados na escola e na vida adulta em geral.

Depois você pode oferecer um chá com bolachas (se for possível) e dizer que enquanto se servem atenderá os pais que tenham dúvidas ou qualquer pergunta sobre algum aluno em particular. Quanto mais simples e “enxuta” for a reunião maior será a chance de comparecerem novamente e melhor será o resultado.

Sei que dá trabalho e que não somos pagos por isso, mas com certeza os frutos dessa reunião poderão compensar e poupar muitas horas inúteis gastas para resolver problemas que poderiam ter sido evitados.

Leia também: Aluno que não faz lição de casa

About these ads

6 respostas

  1. rosa maria da silva

    Zailda,
    Que bom que encontrei seu blog! Que tantos artigos preciosos!
    Sou professora de escola pública e toda sugestão é viável para
    nós, professores.
    Muito Grata!
    Abraços!!!

  2. [...] também: Reunião de pais – uma ajuda extra Tags: aula, aulas, didática, dinâmicas, educação, ensino, Escola, espanhol, gramática, [...]

    1. gostaria de receber mensagens e dinâmicas para reunião de pais do 4ºano.

      1. Olá
        Dinâmicas você encontra no blog Coelho da Cartola.
        Um abraço
        Zailda Coirano

  3. [...] Leia também: Reunião de pais – uma ajuda extra [...]

  4. Muito bom o seu blog,assim poderemos tirar possíveis dúvidas de como ministrar uma boa reinião.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 135 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: