Aula de educação física pode ser divertida?

A leitora Juliana me pede sugestões para uma aula de educação física que não seja monótona. Nada entendo do assunto, devo confessar, mas então voltei ao tempo em que estava na escola e achava as aulas divertidas e interessantes. Lembro-me que era nossa aula favorita e nem considerávamos “aula”, era como se fosse um recreio a mais durante a semana.

E o que fazia com que adorássemos a aula? Em primeiro lugar nós aprendíamos a jogar diversas modalidades de jogos, uma por bimestre: vôlei, basquete, handebol, etc. A cada bimestre a professora nos perguntava o que seria e nós votávamos. E ela nos dividia em times, ensinava regras, posições, mudava táticas. Promovia competições entre as classes, que a escola toda ia assistir. Havia torcida organizada e até um torneio no final do ano.

Para jogarmos bem havia alguns minutos de corridas e exercícios físicos que fazíamos com prazer, uma vez que havia um objetivo a alcançar. As aulas eram duplas e quando acabavam ficávamos inconsoláveis por saber que agora só na semana seguinte.

Para os pequenos a professora ensinava aquelas antigas brincadeiras de rua, a cada aula ela surpreendia as crianças com uma nova brincadeira: pega-pega, pique, queimada, cabo-de-guerra, amarelinha, dança de roda. Assim as crianças aprendiam esses jogos e era comum vê-las brincando durante o recreio.

Como disse o rei que era obedecido por todos ao Pequeno Príncipe: ordene às pessoas que façam o que querem fazer e elas certamente obedecerão. Se você dá aos alunos coisas que sintam prazer em fazer eles vão adorar “ter” que fazer.

Leia também: Despertando o prazer de aprender

About these ads

4 Respostas

  1. [...] também: Aula de educação física pode ser divertida? Tags: brincadeiras de rua, educação física, ensino, [...]

  2. Nao só pode como deve. Melhor, não só a Educação Física como todas as disciplinas presente no currículo escolar. Pois a criança, o jovem e até mesmo os mais grandinhos aprenderam realmente se houver diversão, o prazer por fazer a aula. Assim, este educando nao fará sua aula obrigado apenas para “ganhar” nota ou nao reprovar de ano, mas sim pelo prazer de fazer-aprender, pois a Educação Física é tão importante para a vida social do aluno como as outras disciplinas consideradas básicas.

  3. Bom, isso éh fato …. as aulas de Ed. Física devem ser divertidas, as crianças precisam se soltar, pois em quase nem um local elas podem fazer isso nessas aulas eles precisam se sentir ” à vontade” para liberar as energias

    1. Sim, eu me lembro que quando era criança a aula de ed. física era a hora mais esperada da semana pela maioria dos alunos. É preciso resgatar isso nas aulas de agora.
      Um abraço

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: